UPA registra aumento no número de atendimento e aponta que a porta de entrada do usuário, é a Atenção Básica

October 14, 2015

 

O fluxo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, registrou moderado aumento, após Pronto Socorro do Hospital Padre Albino ter fechado a porta aos munícipes para a urgência básica.

Desde então, a UPA registrou uma média de aumento de aproximadamente 50 pacientes por dia, o que não afetou o atendimento e a qualidade dos serviços prestados.

“Temos na unidade 5 médicos, sendo 4 clínicos e 1 pediatra. Hoje, para atender os períodos de maior demanda, contamos com um apoio de mais um clínico geral que se estende até às 23 horas”, explica Luciano Pastor, presidente da Associação Hospital Mahatma Gandhi.

A UPA vem mantendo o tempo de atendimento preconizado pelo protocolo de classificação de risco. Atendimento imediato para os pacientes vermelhos (emergentes), até 60 minutos para pacientes amarelos (urgentes), 160 minutos para pacientes verdes (pouco urgente) e 240 minutos para os pacientes classificados com a cor azul (não urgente).


A unidade recebe exclusivamente pacientes de Catanduva, não atendendo moradores de municípios vizinhos.

“Importante esclarecer que a porta de entrada do usuário, é a Atenção Básica de Saúde, ou seja, o Postinho mais próximo de sua casa, exceto em casos de urgência e emergência que são encaminhados para a UPA”, explica Pastor.

Para facilitar e agilizar o atendimento, o usuário deve procurar, preferencialmente, as Unidades de Saúde Família – PSF, Unidades Básicas de Saúde- UBS do seu bairro. Já em casos emergenciais, deve ir diretamente para a UPA ou até mesmo, acionar o SAMU.

Funcionamento

A UPA funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, tendo a finalidade de atender e resolver os casos de urgência e emergência, como dores forte no peito, pressão alta com sintomas clínicos, ferimentos cortantes com sangramento, cólicas de rim e de vesícula, entre outros.

“A Atenção Básica, por meio do programa de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde, priorizam ações de promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas, desde o recém-nascido até o idoso, de forma integral e contínua”, comenta a coordenadora da UPA Daniela Beluci.

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados