SAÚDE: Médicos da UPA e enfermeiros do HMG passam por treinamento sobre H1N1

Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas e os enfermeiros do Hospital Mahatma Gandhi –HMG, passaram por capacitação sobre o vírus Influenza A/H1N1, conhecido popularmente como Gripe Suína. Na noite de terça-feira (26) cerca de 50 profissionais da área, participaram do treinamento ministrado pelo médico infectologista, professor Dr. Ricardo Santaella Rosa, que abordou características do vírus e sua similaridade com a gripe e até resfriados. Os sintomas do H1N1e da gripe comum são praticamente os mesmos, porém costumam ser mais intensos. No caso do vírus Influenza A/H1N1, pode haver mais calafrios, além de tosse seca e contínua, diarreia e até vômitos, náuseas e rouquidão. Outro fator é que o vírus H1N1 replica-se com muita facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto o da gripe sazonal costuma permanecer na região do nariz até à traqueia. Por isso, a gripe A é considerada mais grave.

O diretor de Departamento de Vigilância em Saúde, Eder Bocchini, representando a Secretaria de Saúde de Catanduva, falou sobre a Dengue e as ações realizadas no município antes, durante e após a epidemia.

“Vejo como fundamental e imprescindível esse treinamento para os profissionais da área da saúde. Estamos lidando com um vírus que possui muita similaridade com uma gripe comum. Por isso toda capacitação e troca de informação entre os profissionais da área da saúde se tornam essenciais, na hora de um atendimento prestado com qualidade”, analisa o presidente do HMG, Dr. Luciano Lopes Pastor, médico cirurgião vascular.

Para o diretor, Marcelo Fernandes dos Santos, a capacitação oferecida pelo especialista Dr. Ricardo Santaella Rosa, que é referência em infectologia em Catanduva e toda a região, faz parte da premissa da Associação Mahatma Gandhi, em capacitar e treinar seus profissionais continuamente.

Nesta quarta-feira (27) outra equipe de médicos e enfermeiros participará da capacitação na sede do HMG.

Ricardo Santaella, Concluiu mestrado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e doutorado em Clínica Médica, área de Infectologia, também pela FMRP-USP. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Atualmente é docente, do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino, de Catanduva, nas disciplinas de Infectologia e Medicina Preventiva e Social. Docente responsável pela enfermaria de Doenças Infecciosas do Hospital-Escola Emílio Carlos e médico assistente do SAE DST/Aids/Hepatites virais do município de Catanduva. Experiência na área de Infectologia, principalmente em HIV/Aids e hepatites virais e em Saúde Pública, com ênfase em epidemiologia.

Recentes
  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados