Iº Simpósio Mahatma Gandhi reúne grande público e supera expectativas

Como diria a médica psiquiatra Nise da Silveira: “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”. Nise da Silveira faleceu em 1999 e dedicou sua vida à psiquiatria, manifestando-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, se tornando grande símbolo da luta pelo tratamento digno e humano.

Tendo como referência o pensamento desafiador de Nise, a diretoria do Hospital Mahatma Gandhi tem pautado suas ações em prol a luta pela reforma psiquiátrica. O vice-presidente do hospital, Marcelo Fernandes, aponta que a realização do 1º Simpósio de Psiquiatria no Hospital Mahatma Gandhi, foi um dos muitos passos, já dados, na concretização da atualização profissional daqueles que lidam com pacientes psiquiátricos, além de possibilitar aos profissionais a oportunidade de conhecerem o HMG e toda sua inovadora rotina de trabalho e tratamento. Participaram do evento estudantes de medicina, psicologia, enfermagem, medicina, além de outras categorias profissionais que atuam na área da saúde como enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

ABERTURA A abertura do Simpósio ocorreu às 8:30, deste sábado (17) no Anfiteatro Amil Zákia, na sede do Hospital Mahatma Gandhi.

O primeiro palestrante, Prof. Dr. Gerardo Maria de Araujo Filho – Médico Psiquiatra, Mestre e Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pós-Doutor em Psiquiatria pela UNIFESP, Professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e assessor técnico em psiquiatria no Hospital Mahatma Gandhi, abordou o tema “Depressão e Suicídio: Diagnóstico e

conduta”.

Dr. Gerardo também ministrou a segunda palestra, enfocando “Diagnóstico e Tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar: perspectivas atuais”.

Na sequência, “Diagnóstico e tratamento da Esquizofrenia: perspectivas atuais”, foi o assunto desenvolvido pelo Dr. Fábio Aparecido Borghi – Médico Psiquiatra, Mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP e preceptor do programa de Residência Médica em Psiquiatria da FAMERP.

“ Diagnóstico e tratamento dos Transtornos Mentais associados ao Álcool: perspectivas atuais” encerrou o simpósio, com palestra do Dr. Cassiano Coelho – Médico Psiquiatra, Doutorando em Psiquiatria (área de concentração: Dependência Química) pela UNIFESP.

Para o vice presidente o sucesso do evento reflete diretamente as importantes mudanças e transformações implantadas pelo Hospital Mahatma Gandhi. “Este foi o primeiro de tantos muitos eventos que estão por vir. Agradeço o apoio e a participação de todos”, finalizou Marcelo.

SERVIÇO: Hospital Mahatma Gandhi está localizado na Rua Duartina, 1311, Vila Sotto. Informações 3524-9070 ou acesse e conheça o site: www.associacaomahatmagandhi.org.br.

EndFragment

Recentes
  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados