Implantação do POP garante ótimos índices nos Indicadores Assistenciais de Enfermagem da UPA

February 20, 2017

Por mês são realizados aproximadamente 20.000 procedimentos, além dos  atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, por hora são atendidos 4 pacientes, uma média de 15 minutos por consulta. Frente a grande demanda atendida pelos profissionais da unidade a cogestora, Associação Mahatma Gandhi, intensificou os treinamentos e implantação de protocolos, garantindo atendimento eficaz e resguardando a segurança do paciente.

O coordenador da Educação Continuada, Fábio Cegatti, apontou os ótimos resultados obtidos, após a implantação do POP (Protocolo Operacional Padrão), no mês de outubro de 2016. Quatro meses após a utilização do POP, os Indicadores Assistenciais de Enfermagem, demonstraram a ótima qualidade dos procedimentos e cuidados com os pacientes.
“Mensalmente eu monitoro e avalio toda a assistência prestada ao paciente desde sua chegada na unidade até a alta. Usamos altos padrões de comparação para mensurar o resultado de todo o processo”, garante Fábio Cegatti.

As fichas são analisadas individualmente e toda a conduta do profissional é avaliada. “Os quase erros encontrados são usados para gerarmos medidas corretivas, garantindo melhorias constantes em nosso atendimento”, analisa o coordenador.

As ‘quase falhas’ ocorrem quando o profissional percebe algo que geraria uma falha e a corrige a tempo de ser cometida. “As quase falhas são consideradas e com base nelas buscamos formas de identificar o que a ocasionou, para então garantir que ela não mais aconteça”, finaliza.

A cogestão da unidade aposta na implementação de medidas que garantam a segurança do paciente, eficiência e qualidade no atendimento.

SERVIÇO
Unidade de Pronto Atendimento -  Dr. Atílio Carderalli Cipriano, Av.Theodoro Rosa Filho nº 1500, Catanduva. Telefone: 3531-9540.