Estudantes e profissionais lotam 2º Simpósio e 1º Workshop Hospital Mahatma Gandhi de Saúde Mental na Atenção Primária

April 1, 2017

 

O Hospital Mahatma Gandhi foi sede do 2º Simpósio e 1º Workshop abordando a Saúde Mental na Atenção Primária. O evento ocorrido neste sábado (01) reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas de Catanduva, Palmares Paulista, Tabapuã, Bebedouro, Elisiário e Buritama. A psicóloga Giuliana Fornazari, uma das participantes do evento, aponta que sempre gostou da área de saúde mental e diz que muitos profissionais da Atenção Primária não são preparados tecnicamente para os pacientes com transtornos mentais.
“Eu vejo que falta capacitação. Precisamos ter mais simpósios, palestras e cursos que capacitem o profissional que está na linha de frente”, analisa Giuliana.

Do município vizinho, Tabapuã, a estudante de psicologia Luma Soficier, afirma que gosta da área sobre saúde mental e procura estudar e buscar cursos complementares para saber mais sobre o tema.

“Na faculdade temos esse assunto de forma superficial, por isso eu sempre busco participar de cursos na cidade sobre a área”, analisa Luma.

ENCAIXE

O palestrante, Médico de Família e Comunidade, doutorando pelo Departamento de Medicina Social da USP Ribeirão Preto e docente do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino, Dr. João Marcelo Porcionato, explica que para o fluxo adequado e integralidade do atendimento é importante saber como a rede funciona.

“As portas de entrada para o paciente com qualquer transtorno mental ou dependência química é a Unidade de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde e o CAPS, conforme área previamente delimitada. A partir daí, o paciente é avaliado e passará a percorrer o fluxo da rede, garantindo seu tratamento e acompanhamento”, analisa Dr. João Marcelo.

O especialista complementa que na rede, é preciso uma educação permanente dos profissionais sobre o tema saúde mental, garantindo resolubilidade na atenção primária.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Palestrante e instrutor do Workshop, Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho, Médico Psiquiatra, Pós-doutor em Neurociências e Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, destacou a importância da Atenção Primária e do Hospital Psiquiátrico enquanto parte da Rede de Atenção Psicossocial.
“O hospital é muito importante e se faz necessário em momentos de pontuais, com internações breves, para que o paciente possa se recompor e voltar ao convívio em sociedade”, analisa Dr. Gerardo.
O especialista destaca que a internação é fundamental quando o paciente oferece risco a si e aos familiares.

CAPACITAÇÃO
Para Juliana do Carmo Saraiva Ayusso, especializada em Psicologia hospitalar e Psicologia da Saúde, inciativas como o Simpósio são essenciais para que as pessoas possam ampliar conhecimento, para haver troca de experiência entre os profissionais e para desmistificar o conceito sobre saúde mental.

“Precisamos ter uma rede de atenção articulada com as equipes multiprofissionais trabalhando em conjunto e sabendo atender a demanda que cresce a cada dia”, analisa Juliana.

WORKSHOP
No período da tarde de sábado, os presentes participaram das oficinas sobre os temas: Urgência e emergência psiquiátrica na atenção básica: Como acolher o paciente, ministrado pela Médica Psiquiatra e especialista em saúde mental da infância e adolescência, Dra. Mariana Stuchi Graça.

- Tratamento farmacológico dos principais transtornos mentais, instrutor Dr. Gerardo Maria;

- Ansiedade e depressão: Avaliação objetiva, instrutor Dr. João Marcelo Porcionato;

- Álcool e Drogas: Avaliação Objetiva, instrutoras: Priscila Bastos, Psicóloga pós graduada em Saúde mental e dependência química, com especialização em Psicologia transpessoal e Juliana do Carmo Saraiva Ayusso, especializada em Psicologia hospitalar e Psicologia da Saúde.

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados