Profissionais da Associação Mahatma Gandhi são imunizados contra o vírus Influenza

May 5, 2017

 

Os profissionais da Associação Mahatma Gandhi de Catanduva foram imunizados contra o vírus Influenza entre os meses de abril e maio. Ao todo, entre profissionais da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, pacientes e funcionários do Hospital Mahatma Gandhi, foram imunizadas cerca de 430 pessoas.

A Enfermeira responsável técnica do HMG, Gabriela Mazzutti, explicou que além dos profissionais da área da saúde, os pacientes do hospital, que estão em tratamento, também foram imunizados.

“Solicitamos a vacina à Secretaria Municipal de Saúde de forma a imunizar os nossos profissionais e também os pacientes que se encontram internados, uma vez que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade”, explica Gabriela.

Na sede da UPA o coordenador de Educação Continuada, Fábio Cegatti, recebeu da secretaria as doses da vacina, imunizando os profissionais da unidade e também orientando quanto as formas de contágio e prevenção do vírus Influenza.

Para o coordenador, mais importante que a imunização é conscientização e o trabalho de orientação junto a população e os funcionários da unidade.

“A vacinação anual contra o vírus Influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, entretanto as ações voltadas para a educação em saúde com as instituições e a comunidade, são primordiais para que cada indivíduo tenha conhecimento sobre as principais medidas de precaução e controle”, analisa Cegatti.

Segundo o Ministério da Saúde, em campanha realizada no ano de 2014, os profissionais de saúde são mais expostos ao vírus Influenza e estão incluídos nos grupos prioritários para a vacinação, não apenas para proteção individual, mas também para evitar a transmissão dos vírus aos pacientes de alto risco.

 

CUIDADOS NA UPA
Na sede da UPA foram adotadas medidas específicas referentes a classificação de risco, definição de fluxo interno, isolamento e orientações assistenciais.
“Realizamos treinamentos com nossos profissionais e estabelecemos fluxo específicos para cada situação, garantindo o atendimento ágil e a sobrevida do paciente”, finaliza Cegatti.

 

COMO EVITAR?

Para evitar o vírus Influenza outras medidas para evitar a transmissão são de extrema importância. O Ministério da Saúde enfatiza algumas ações como:

  • Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições

  • Utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz

  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

  • Manter os ambientes bem ventilados

  • Evitar aglomerações e ambientes fechados

 

Legendas:

1- Fábio Cegatti imunizando a técnica Taís Roberta Bastazzini

2 - Enfermeira Gabriela Mazzutti imunizando um funcionário 

3 - Auxiliar de Enfermagem, Vitor Afonsa da Silva imunizando o assistente administrativo, Paulo Monção 
 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados