Profissionais da Associação Mahatma Gandhi são imunizados contra o vírus Influenza
Os profissionais da Associação Mahatma Gandhi de Catanduva foram imunizados contra o vírus Influenza entre os meses de abril e maio. Ao todo, entre profissionais da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, pacientes e funcionários do Hospital Mahatma Gandhi, foram imunizadas cerca de 430 pessoas.
A Enfermeira responsável técnica do HMG, Gabriela Mazzutti, explicou que além dos profissionais da área da saúde, os pacientes do hospital, que estão em tratamento, também foram imunizados.
“Solicitamos a vacina à Secretaria Municipal de Saúde de forma a imunizar os nossos profissionais e também os pacientes que se encontram internados, uma vez que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade”, explica Gabriela.
Na sede da UPA o coordenador de Educação Continuada, Fábio Cegatti, recebeu da secretaria as doses da vacina, imunizando os profissionais da unidade e também orientando quanto as formas de contágio e prevenção do vírus Influenza.
Para o coordenador, mais importante que a imunização é conscientização e o trabalho de orientação junto a população e os funcionários da unidade.
“A vacinação anual contra o vírus Influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, entretanto as ações voltadas para a educação em saúde com as instituições e a comunidade, são primordiais para que cada indivíduo tenha conhecimento sobre as principais medidas de precaução e controle”, analisa Cegatti.
Segundo o Ministério da Saúde, em campanha realizada no ano de 2014, os profissionais de saúde são mais expostos ao vírus Influenza e estão incluídos nos grupos prioritários para a vacinação, não apenas para proteção individual, mas também para evitar a transmissão dos vírus aos pacientes de alto risco.
CUIDADOS NA UPA Na sede da UPA foram adotadas medidas específicas referentes a classificação de risco, definição de fluxo interno, isolamento e orientações assistenciais. “Realizamos treinamentos com nossos profissionais e estabelecemos fluxo específicos para cada situação, garantindo o atendimento ágil e a sobrevida do paciente”, finaliza Cegatti.
COMO EVITAR?
Para evitar o vírus Influenza outras medidas para evitar a transmissão são de extrema importância. O Ministério da Saúde enfatiza algumas ações como:
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições
Utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar aglomerações e ambientes fechados
Legendas:
1- Fábio Cegatti imunizando a técnica Taís Roberta Bastazzini
2 - Enfermeira Gabriela Mazzutti imunizando um funcionário
3 - Auxiliar de Enfermagem, Vitor Afonsa da Silva imunizando o assistente administrativo, Paulo Monção