SETEMBRO AMARELO: NOSSA EQUIPE UNIDA NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E NA VALORIZAÇÃO DA VIDA.

September 12, 2017

 

Nesta terça-feira, 12, como parte da programação "Setembro Amarelo" realizado pelo Hospital Mahatma Gandhi, parte da equipe distribuiu aos familiares dos pacientes flores amarelas, seguida de palavras sobre a importância desse movimento.
O Setembro Amarelo foi criado em Brasília, em 2014, trazendo à tona o tema suicídio, e desde então, esse movimento vem crescendo e a causa está sendo “abraçada” em várias regiões do Brasil. Para a Coordenadora do Setor de Psicologia, Juliana do Carmo Saraiva Ayusso, “falar sobre suicídio envolve mitos, estigmas e tabus. Durante muitos anos o assunto foi considerado pecado, seja por razões religiosas, culturais ou morais; atualmente é considerado um problema de saúde pública mundial, e o número de mortes vem crescendo cada vez mais. Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que entre os anos de 2000 e 2012, passamos de 7.726 para 10.321 suicídios no país. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida (dados mundiais). Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso aos meios de comunicação, as pessoas são cada vez mais influenciadas por informações inadequadas, banalizando o tema e distorcendo a seriedade da situação”.

 “Diante desse quadro, é de extrema importância que o Hospital esteja engajado nessa luta, pois lidamos diariamente com pacientes em sofrimento mental e suas famílias, e podemos utilizar esse espaço para conscientizar as pessoas sobre a realidade do suicídio, e principalmente, sobre as formas de prevenção”, conclui a Coordenadora.
Desde o último dia 1º de setembro todos os funcionários e médicos estão utilizando nas roupas o “lacinho” amarelo, símbolo da campanha, que irá se estender em todo o mês, envolvendo palestras, ações de conscientização e eventos voltados ao assunto. Vamos lutar contra esse mal silencioso.

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados