HTO Dona Lindu empossa integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)


Em novembro, os 14 integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Trauma-Ortopedia Dona Lindu, Paraiba do Sul-RJ, foram eleitos e empossados para a gestão 2017/2018. Após passarem por cursos de capacitação e aulas específicas, os colaboradores já iniciaram as tarefas de inspeção nos diversos setores da unidade, além de contribuírem diretamente para um ambiente de trabalho mais seguro.

Fazem parte da CIPA Eduardo Coelho Silva (Presidente), Sheila Maria da Silva (Vice-Presidente), Giseli Gonçalves Lourenço Félix, Robson da Cruz Amaral, Carlos Roberto de Freitas Júnior, Geovane Alves, Uilian Gomes Ricardo, Jorge Henrique Gonçalves Pires, Melissa Chaves, Isabel Correa, Fagner Afonso, Vagner Ramos, Nathália Miranda e Matheus Santos. Vale ressaltar que os membros da CIPA, através de reuniões mensais, debatem os problemas de segurança do trabalho e forem encontrados na empresa e buscam soluções diretamente com a direção e com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

A CIPA tem como função desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes e doenças provenientes do trabalho e à melhoria das condições dos colaboradores do HTODL. Com a missão de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, o objetivo das ações é relatar possíveis riscos e solicitar medidas para reduzi-los e elimina-los. É considerado como papel mais da CIPA o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, sendo em elo entre direção e colaboradores.

Histórico

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

No Brasil, a CIPA surgiu em 1944, mais precisamente no dia 10 de novembro, durante o governo Getúlio Vargas. Coube a ela dar os primeiros passos para a implantação da Segurança do Trabalho no Brasil. Em 1953, a Portaria Nº 155 regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de fato.

Recentes
  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados