HTO Dona Lindu encerra "Novembro Azul" com palestra de conscientização

December 4, 2017

 

Dentro da filosofia da Associação Mahatma Gandhi, de participação ativa nas campanhas ligadas à saúde pública, no mês em que se celebra em todo mundo a conscientização sobre diagnóstico precoce e cuidado com o câncer de próstata, o Hospital Estadual de Trauma-Ortopedia Dona Lindu recebeu um urologista para ministrar uma palestra e encerrar a programação do "Novembro Azul". O objetivo, de acordo com a Direção da unidade, foi oferecer uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a doença e promover um debate entre profissionais da área da saúde e demais colaboradores.

 

O urologista Alcendino Almeida foi o responsável pela ação. O especialista explicou sobre fatores de risco, como a hereditariedade, por exemplo. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos. O médico também falou sobre a importância de fazer um acompanhamento com o médico visando o diagnóstico precoce, que aumenta em até 90% as chances de cura da doença:

 

"Em estágio inicial, quando as chances de curam beiram 90%, a doença não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, os principais sintomas relacionados à próstata são devido a hiperplasia prostática, crescimento benigno da glândula, como jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros. É de extrema importância que o homem esteja atento a estes sinais e deixe de lado o preconceito na hora de fazer o exame. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar", disse.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 28 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. Atualmente, a doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade. Ainda de acordo com o INCA, foram estimados 61.200 novos casos em 2016/2017 no Brasil.

 

Sobre o "Novembro Azul"

 

"Novembro Azul" é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado "Movember", aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

 

No Brasil, o "Novembro Azul" foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em vários países, o "Movember" é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, entre outros.

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados