Educação Financeira: HTO Dona Lindu recebe especialista em finanças para oficina "Cuidando do Bolso"

December 11, 2017

 

Em uma época de dúvidas e preocupações cada vez maiores com o futuro, em que reviravoltas econômicas e crises aparecem do nada, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida tranquila e segura. Por se tratar de um assunto que não é direcionado apenas para investidores, mas para todos que desejam poupar e investir com segurança visando um futuro mais estável, a Associação Mahatma Gandhi convidou o Educador Financeiro Luís Eduardo Souza para uma oficina sobre finanças com os colaboradores do Hospital Estadual de Trauma-Ortopedia Dona Lindu. A ação, realizada na última quinta-feira (7), contou com a participação de dezenas de pessoas que buscavam informações e orientações sobre o tema.

Membro da Associação Brasileira de Educação Financeira, Luís Eduardo Souza é, desde 2010, analista do Banco Central do Brasil. Criador do programa "Cuidando do Bolso", que promove palestras e cursos sobre finanças, além de ser um portal repleto de informações, o especialista explicou que o "assunto dinheiro" é considerado um tabu no Brasil, uma vez que a educação financeira praticamente não existe de maneira formal no Brasil. Para Luís, a função principal do dinheiro deve ser realizar sonhos:

"Quando se fala de finanças, o grande problema é que sempre esbarramos em obstáculos que nos impedem de cumprir nossa meta. Estamos sempre sabotando nossos sonhos, nossa mente nos engana e nem sempre percebemos e, por fim, deixamos o objetivo ficar distante a cada dia. As pessoas não querem aprender, preferem delegar suas escolhas. E depois, se algo der errado, fica muito mais fácil jogar a responsabilidade nas costas dos outros. Conhecer é a condição de liberdade e, por isso, eu sempre falo: liberte-se! Conheça mais sobre educação financeira, seja sobre orçamento pessoal, sobre crédito ou sobre consumo consciente. Conheça os produtos financeiros disponíveis no mercado, saiba como se relacionar com o Sistema Financeiro Nacional, mas também com o seu dinheiro", afirmou.

Para finalizar, Luís Eduardo enfatizou que, para atingir objetivos como estar com as contas em dia e o caixa equilibrado, permitindo fazer novos investimentos ou simplesmente ter uma situação confortável, não existe fórmula mágica. É preciso controle e conhecimento. Daí, a importância da educação financeira, sem a qual pode ser difícil compreender quais pagamentos são prioridades, como definir um fluxo de caixa e até mesmo como investir a seu dinheiro.

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados