PARAÍBA DO SUL-RJ: Com projeto "O Amor Cura", Associação Mahatma Gandhi leva carinho e conforto aos pacientes, acompanhantes e visitantes do HTO Dona Lindú

October 9, 2019

Em meados de agosto de 2019, teve início o projeto "O Amor Cura", iniciativa voluntária dos colaboradores do HTO Dona Lindu, em Paraíba do Sul-RJ. De acordo com o organizador, Amauri Gaspar, o objetivo do projeto é levar amor através da música, proporcionando alegria, acalento e bem-estar. O coral leva sua mensagem para diversos setores da unidade hospitalar, como recepção, ambulatório, centro de imagem e unidades de internação, contando com a participação de dezenas de pessoas em cada apresentação.

Ainda segundo o organizador, o foco do projeto está diretamente ligado aos preceitos da Associação Mahatam Gandhi, cogestora do HTO Dona Lindu em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Além de ser mais um instrumento de humanização, visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes, visitantes e dos colaboradores dentro do ambiente hospitalar; utiliza a música como mediadora das relações humanas; cria tempos e espaços de criatividade e interações artísticas, com uma comunicação harmônica e baseada na emoção; e possibilita o encontro interpessoal para além das dinâmicas institucionais, fortalecendo o modo de convivência solidário:

"A música tem comprovadamente um tipo de poder terapêutico. Levar este tipo de ação às pessoas que passam por momentos de fragilidade, com a saúde um pouco debilitada, ajuda a levantar o ânimo, traz boas energias e faz com que o ambiente hospitalar se torne mais pessoal, humanizado e, acima de tudo, solidário", explicou.

As apresentações acontecem duas vezes por mês e espalham emoção por onde passam. Formam o coral do projeto os colaboradores Amauri Gaspar, Daniel Frederico, Vagner Ramos, Eriquis Carvalho, Verônica Thiago, Amanda Pires, Ana Paula Arneiro, Marcela Diniz, Ana Carla Medeiros, Nathália Miranda, Núbia Alves e Raquel Marques.