Profissionais de saúde de Catanduva recebem apoio e orientação no enfrentamento ao Covid-19

May 2, 2020

Todo profissional, independente da área de atuação, sente-se afetado emocionalmente diante da pandemia do Covid-19. Com os profissionais da saúde não é diferente. E com um agravante: eles estão aduando diretamente na linha de frente da saúde pública. Estresse e o risco de contaminação são os fatores que mais desestabilizam os trabalhadores da saúde.

Buscando proporcionar uma retaguarda, a Associação Mahatma Gandhi e a Secretaria Municipal de Saúde implantaram um projeto que vai ao encontro dessa necessidade e que foi criado e desenvolvido pelos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD).

A Gerente do CAPS II, Irenide Silvestre dos Santos Rodrigues  (conhecida como “Linda”), conta que “quando surgiu a pandemia a nossa própria equipe ficou angustiada, receosa, com medo de se contaminarem e levar o vírus para casa. Criamos então algumas estratégias internas, uma roda de conversa onde cada um colocava suas angustias para fora e os assuntos eram debatidos. E partimos para diversas atividades, inclusive a própria confecção de máscaras. E fomos percebendo que todos os demais colaboradores da saúde de Catanduva estavam vivendo essa angustia. Então porque não estendermos à mão, dividindo experiências? Assim nasceu este projeto”.

A equipe, reunindo CAPS e NASF, com psicólogos e psiquiatras, começou então a fazer visitas semanais às unidades de saúde onde os colaboradores atuam, realizando reuniões, rodas de conversas sobre a convivência com a família e outros temas, além de apresentações de slides e outras atividades.

As questões emocionais são trabalhadas de modo a oferecer condições sobre como lidar com as incertezas e as inseguranças de se atuar na saúde em época de pandemia mundial, inclusive na vida familiar.
Ao final de cada reunião a equipe deixa claro o acolhimento, colocando o serviço do CAPS à disposição de cada colaborador ao longo da semana, assegurando confiança e amparo emocional, fatores que baseiam as diretrizes de humanização da Associação Mahatma Gandhi.