SAÚDE: Principais manifestações bucais ocasionadas pela dependência química: a importância dos cirurgiões-dentistas frente à essa problemática.

June 27, 2020

Cirurgião Dentista da Associação Mahatma Gandhi, José Augusto Pereira da Cruz, escreve artigo sobre os graves problemas de saúde bucal ocasionados pelas drogas.

A dependência química pode ser definida como a consequência do uso diário de substâncias químicas, mudando assim, o comportamento dos usuários e provocando uma necessidade exacerbada de utilizar a droga frequentemente, com o propósito de diminuir o incômodo ocasionado pela sua falta (Buchele et al, 2004).

Tendo em vista que o abuso do uso de drogas pode causar diversas manifestações orais, como halitose, gengivite e até câncer de boca, cirurgiões-dentistas estão aptos a identificá-los devido ao nível de conhecimento dos mesmos (Buchele et al, 2004; Silva et al, 2010).
Frente as drogas mais utilizadas, têm-se o uso abusivo de álcool, que acarreta efeitos doentios para a saúde oral e sistêmica, provocando assim, irritação na mucosa oral. Deste modo, ele pode provocar na cavidade oral as seguintes manifestações: Gengivites; Cáries;Gengivite úlcero-necrosante; Periodontite;  Recessão gengival; Perda do osso alveolar; Diminuição do fluxo salivar; Bolsas periodontais. Assim sendo, o sangramento é um fator de risco para carcinoma espinocelular (Marques et al, 2015).

Também é notável que a maconha é a droga mais consumida após o álcool, e o seu uso é capaz de aumentar a incidência de cárie, doenças periodontais, estomatite canábica, xerostomia, candidose, além do mais, sua fumaça tem efeito cancerígeno (Almeida et al, 2008).

Como se não bastasse, incluem-se dentre as drogas que causam dependência, as anfetaminas, que  são drogas que agem no SNC, causando hiperatividade e diminuição do sono, sendo assim, possui efeitos semelhantes aos da cocaína. Elas podem gerar uma diminuição significativa do fluxo salivar, doença periodontal, cárie e bruxismo. Sendo assim, o tratamento odontológico dos seus usuários exigem anamnese e exames clínicos minuciosos, além de cooperação dos pacientes (Marques et al, 2015).

Igualmente outras drogas,  a cocaína e crack ocasionam grandes impactos na saúde bucal dos seus usuários, dentre esses impactos, é evidente o alto índice de cáries, lesões e lacerações gengivais, perdas dentárias, candidose e bruxismo (Marques et al, 2015).

Portanto, é de suma importância a visita regular ao cirurgião-dentista e a capacitação do mesmo para acolher e traçar um plano de tratamento eficaz perante essa problemática da saúde pública.

José Augusto Pereira da Cruz
CRO/SP: 132.839
Cirurgião-dentista em UBS Dr. Alfredo Dantas de Souza, gerida pela Associação Mahatma Gandhi em Araçatuba/SP.