População usa redes sociais de jornalistas para elogiarem atendimento da UPA Catanduva-SP

July 13, 2020

No segmento de atendimento na saúde pública, é comum encontrarmos críticas em redes sociais e em programas jornalísticos. Sabemos que atuar nesta área é muito difícil agradar. Toda pessoa que se encontra com problemas de saúde e procura uma UPA ou uma UBS quer ser atendidas imediatamente. Nem sempre isso é possível.

A Associação Mahatma Gandhi, que faz a gestão da UPA Catanduva-SP, orienta seus colaboradores para que seja realizado um correto e justo trabalho de triagem, respeitando as necessidades de cada um. No entanto, é comum as pessoas usarem as redes sociais ou a imprensa para relatar sua insatisfação. Procuramos analisar cada uma das críticas e buscar formas de corrigi-las.

No entanto, chama a atenção e nos emociona quando pessoas, espontaneamente, utilizam esses espaços para elogiar o tratamento e o atendimento recebido. Neste final de semana, por exemplo, toda a equipe sentiu-se gratificada com a publicação de um depoimento de um paciente positivo de Covid-19, no grupo de WhatsAPP Passando a Limpo e no Facebook do jornalista Arthur Godoy, um dos mais sérios e respeitados profissional da imprensa.

Veja o depoimento:

“Boa noite Arthur.

Hoje veio através de suas redes sociais fazer um elogio ao pessoal do UPA (Mahatma Gandhi).

Eu sou positivo para Covid-19.

Ontem por volta das 23 horas fui até o UPA com falta de ar, dor no peito, infurmigando o braço esquerdo, muita tosse, dor nas costas.

Foi pedido muitos exames, e um deles foi muito assustador.

Conforme recebi a informação a oxigenação do sangue quando está em 63 o paciente deve ser intubado imediatamente, e a minha estava em 65.

Minha pressão estava 20/14.

E com um possível início de pneumonia.

Entretanto diante do quadro indo para grave, a Dra. Grabiella Salles, agiu de forma rápida com a medicação o que foi muito importante para a retração do quadro.

Graças a Deus não foi necessário a internação, estou sendo medicado em casa, mas sobre observação.

Assim venho através de suas redes sociais, agradecer aos enfermeiros, atendentes, a Dra. Gabriella, ao Gestor do UPA, Senhor Giovanni, que fez questão de me ligar e saber como estava e solicitar se qualquer piora no quadro eu deva procurar a unidade imediatamente.

E tbm a todos os gestores do Grupo Mahatma Gandhi, que recebem muitas críticas, mas tenho certeza que não fossem eles a saúde de Catanduva estaria muito pior.

Obrigado ao todo o Grupo Mahatma e muito obrigado pelo atendimento de primeira linha.

(Usuário do sistema SUS de Catanduva)".