SESMT da Upa de Carapina (Serra-ES) conquista 100% de adequação.


Para que o compromisso com a saúde, integridade física e mental de seus colaboradores seja preservado, a administração da Upa de Carapina (Serra-ES), gerida pela Associação Mahatma Gandhi, confere total importância ao setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que hoje está 100% adequado, atendendo as legislações vigentes.

Com responsabilidade e qualidade o setor mantém os documentos obrigatórios em dia e elabora os relatórios referentes às suas competências em prol do bem-estar dos colaboradores.

Todo o trabalho desenvolvido pelo SESMT é embasado pontualmente nos programas PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Esses são estabelecidos pelas NR-7 e NR-9, respectivamente, que visam promover e preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs), que são agentes fundamentais no cuidado com os funcionários, são acompanhados rigorosamente pelo SESMT e entregues diariamente aos colaboradores, com registro em suas fichas individuais como luva cirúrgica, não cirúrgica, óculos, protetor facial, capote e toucas. Os EPIs são entregues de acordo com cada atividade.

Para também evitar incidentes no ambiente de trabalho, é feito o monitoramento contínuo dos riscos ambientais causados por agentes físicos, químicos ou biológicos, capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Além disso, o SEMST monitora as questões relacionadas a saúde do trabalhador, como nos exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, gerando toda documentação.

O SESMT da UPA de Serra também se mantem presente no dia a dia de trabalho dos profissionais. De acordo com o técnico de segurança responsável pelo setor, Fábio Monteiro Ferreira, “durante a pandemia, já que não podemos realizar treinamentos em grupo, fazemos a orientação técnica individualmente nos postos de trabalho, para manter a orientação em dia, possibilitando que todos fiquem atentos aos riscos e cuidados que devem manter no ambiente de trabalho”.

Nesse contexto de prevenção, a Upa de Carapina conta também com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com 14 integrantes que são a extensão do SESMT. A CIPA contribui para manter os colaboradores bem informados e observam quais são as melhorias que precisam ser feitas no ambiente de trabalho. São realizadas reuniões mensais, registradas em ata. Todas as questões apontadas pela CIPA são entregues ao gestor para que sejam tratadas posteriormente, conforme as necessidades.

A excelência na atuação do SESMT é resultado da importância das ações estabelecidas pelo setor. O gerente da Upa de Carapina, Leandro de Oliveira Ferreira, comprova a dedicação empenhada em prol dos colaboradores. “Temos plena consciência de que, como atua de modo a melhorar a condição física e biológica de outras pessoas, o profissional de saúde deve estar saudável e trabalhar com segurança. Para isso é fundamental a confiança que recebemos por parte da Associação Mahatma Gandhi”.

Recentes
  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados