Agosto Dourado: Associação Mahatma Gandhi intensifica informações sobre amamentação em Maricá-RJ

A enfermeira coordenadora da maternidade, Helena Aragão (de jaleco branco), com a enfermeira obstétrica, Karine Barreto dos Santos e a paciente Fernanda Lamas Ferreira Leit, mãe do Daniel.

A maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, em Maricá, no Rio de Janeiro, em virtude do mês de conscientização sobre aleitamento materno, intensificou as ações já realizadas diariamente para as puérperas internadas na unidade, administrada pela Associação Mahatma Gandhi. As orientações são relacionadas ao cuidado com as mamas para as gestantes, importância do leite materno para os primeiros meses de vida do bebê, avaliação das mamas e possíveis disfunções fisiológicas maternas, ofertando sugestões para uma melhor adaptação entre mãe e bebê.

"No início, é comum o bebê apresentar dificuldades na 'pega', que é a forma como ele acopla a boca no seio da mãe. Esse momento é muito desgastante para as mães, que por vezes, devido a uma pega inadequada acaba causando lesões mamárias. Por isso é importante o correto auxílio por parte do profissional de enfermagem, orientando e incentivando para que o aleitamento seja prazeroso para mãe e eficiente para o bebê. Esse momento é muito importante na construção do vínculo entre mãe e filho", destaca a enfermeira coordenadora da maternidade, Helena Aragão.

Durante o primeiro semestre 2020, cerca de 663 mães receberam auxílio e orientação. Antes do período de pandemia da Covid-19, atividades educativas eram realizadas, semanalmente, no espaço, como as "visitas guiadas", onde as gestantes visitavam a maternidade através de grupos, recebendo orientações interativas. A maternidade também apoiava grupos de gestantes enviando profissionais para rodas de conversas, palestras e ações educativas voltadas para amamentação, parto e puerpério dentro do município.

Fonoaudiologia

O serviço de fonoaudiologia oferecido pela maternidade contribui diretamente na otimização deste processo, avaliando as dificuldades na sucção do bebê recém-nascido, auxiliando numa boa pega e posicionamento e juntamente com a equipe favorecendo esse vínculo. Outro serviço importante realizado em todos os recém-nascidos, antes da alta, é o "teste da lingüinha", que integra o pacote de triagem neonatal recomendado pelo Ministério da Saúde, que auxilia na identificação de algumas dificuldades neonatais durante a amamentação.

Essa conscientização social é utilizada em todas as 22 cidades onde a Associação Mahatma Gandhi realiza a gestão pública de saúde.

Texto e fotos: Ayra Rosa / Ascom Mahatma Gandhi - Maricá-RJ