NEP da Associação Mahatma Gandhi promove capacitação de ACLS em Maricá-RJ

September 9, 2020

 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Associação Mahatma Gandhi em Maricá-RJ promoveu, na última semana de agosto, um treinamento de ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiológica). A capacitação aconteceu no auditório do Centro de Esportes Unificados, no bairro Itapeba, em Maricá. 


As aulas foram ministradas durante dois dias para colaboradores com ensino superior (médicos e enfermeiros) - diretores de unidades e coordenadores do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, Posto 24h Santa Rita, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Serviço de Atendimento Domiciliar. 

 

O treinamento para suporte cardiológico, com certificado internacional, foi dividido em teoria, prática e avaliação, e ministrado pelos instrutores Robson Esteves, Carlos Sá e Bruno Santana da ITR Treinamentos. 


"É importante ter profissional habilitado, que vai receber o paciente com alguma intercorrência a nível coronariano, com 90% de possibilidade de evoluir para morte súbita, se não tiver atendimento prévio rápido", comentou o instrutor e coordenador Robson Esteves, da ITR Treinamentos. 


O instrutor Robson ainda destacou que "o  intuito deste curso, que é um protocolo universalmente utilizado pelo Conselho Internacional de Cardiologia, é apresentar todos os ritmos cardíacos e arritmias, preparando o profissional. O que diminui a mortalidade de pacientes que chegam no hospital"


Segundo o coordenador do NEP, do complexo de Maricá, Leonardo Almeida, a capacitação faz parte de um programa de treinamento e desenvolvimento dos profissionais de saúde para uma assistência de qualidade para os pacientes de Maricá. 

 

"O curso de ACLS vem trazer uma realidade de qualidade e eficácia no tratamento dos pacientes na sala vermelha e no CTI, onde nós visamos melhorar e aprimorar a cada dia nosso atendimento para os pacientes. Nós do núcleo de educação permanente temos a visão de investir em treinamento e desenvolvimento dos nossos profissionais. Então é de suma importância essa capacitação para nossos colaboradores que estão na ponta, atuando diretamente com nossos pacientes", ressaltou Leonardo. 


A médica Juliana Nogueira, cirurgiã geral e emergencista, coordenadora técnica da UPA de Inoã e Posto 24H Santa Rita, comentou que o curso teve uma didática bem voltada para a aplicação prática. 


"A capacitação dos profissionais, o treinamento dentro de um protocolo muito bem fechado e estabelecido torna as manobras de ressuscitação e abordagem do paciente completamente efetiva e de alta qualidade técnica. Então é primordial para o profissional de saúde que atua nesse setor, ter essa abordagem e essa capacitação e qualificação dentro do ACLS", destacou a médica participante.

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados