Setembro Amarelo: Associação Mahatma Gandhi promove rodas de conversas nas unidades de Maricá-RJ

Com o objetivo de cuidar também da saúde mental dos profissionais da saúde, a Associação Mahatma Gandhi promoveu rodas de conversas com o tema “O valor da vida”, para os colaboradores das unidades geridas na cidade de Maricá-RJ. A programação que faz parte do calendário de setembro, mês da campanha de prevenção ao suicídio, aconteceu no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Inoã e Posto de Saúde 24h Santa Rita, em Itaipuaçu.

As rodas de conversas foram mediadas pela psicóloga e terapeuta integrativa, Fabrina Coelho. "É preciso estar bem consigo para cuidar bem do outro. A proposta desses encontros foi convidar os profissionais a refletirem sobre os "ingredientes da vida" que estão lhe faltando ou sobre quais se tem para ofertar, é alertar para a importância do autocuidado e ofertar recursos de alívio do estresse", explicou a profissional.

A ação foi organizada pela gestão da Qualidade e pelo Núcleo de Educação Permanente do Complexo Maricá. A diretora administrativa da Associação Mahatma Gandhi, em Maricá, Larissa Cordeiro, destacou a importância dos cuidados com a saúde mental dos profissionais da saúde.

A campanha setembro amarelo tem uma importância muito grande para mim, e temos que lutar para que essa conscientização sobre a depressão e suicídio aconteça diariamente. Nós estamos trabalhando para dar um suporte, também em relação a saúde mental e emocional, para nossas equipes porque entendemos o quanto é importante”, destacou a diretora Larissa.

Texto: Ayra Rosa / ASCOM Mahatma Gandhi Maricá

Fotos: Ayra Rosa (HMCML e UPA de INOÃ)

Fotos: Marcia Cappato (Posto Santa Rita)