Palestra sobre o câncer de mama marca o Outubro Rosa na UPA Carapina, em Serra-ES


A prevenção foi o foco da palestra que marcou o Outubro Rosa na Upa de Carapina, Serra-ES, gerida pela Associação Mahatma Gandhi. A administração da unidade convidou a representante da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) para uma conversa com as colaboradoras e nesta quinta-feira (28), durante sua apresentação, a enfermeira Ana Paula Costa, especialista em oncologia, fez um alerta sobre o aumento dos casos graves de câncer de mama.

Precisamos ficar atentos, porque de fato as pessoas não estão se cuidando. A prevenção primária não está acontecendo efetivamente e o reflexo disso é quando registramos um aumento nos casos avançados do câncer chegando ao hospital. Só vamos conseguir frear isso com prevenção e cuidado. E a conscientização de todos, inclusive dos homens, quando podem conversar com suas esposas, mães e familiares”, frisou a palestrante.

Ao longo da conversa, Ana Paula mostrou casos concretos, a partir de fotos e relatos, falou sobre sintomas e sinais de alerta.

Para a técnica de enfermagem, Ludmilla Vieira Martinusso, a palestra foi muito interessante, principalmente quando abordou sobre a forma como o tumor se alimenta no nosso corpo. “A enfermeira explicou como o tumor faz a vascularização, da forma como ele se adapta ao nosso corpo, isso me chamou muita atenção. A forma como ela explicou o assunto, sempre ilustrando, nos impactou e serviu para realmente tocar a gente.”

A colaboradora Renata Conceição Pontes, disse que ouvir uma profissional com vasta experiência na área de oncologia é muito enriquecedor. Somos profissionais da saúde, mas nunca sabemos tudo. Aliás, sempre estamos em aprendizado. A Ana Paula nos trouxe uma visão atual e que realmente merece toda atenção, já que os casos são alarmantes. Por experiência própria o câncer de mama é devastador. “Perdi minha mãe para o câncer e sinto que se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje poderia ter ajudado muito mais. E com a palestra percebi que não estou fazendo minha parte de me cuidar. Foi muito bom ouvir tudo que ela colocou para eu cuidar da minha saúde e de quem está perto de mim. Foi uma palestra muito importante”, afirmou a técnica de enfermagem da Upa.

A Associação Mahatma Gandhi avalia que o objetivo da palestra foi alcançado, envolvendo as colaboradoras da unidade, passando informações importantes para que elas consigam lidar também com um possível atendimento nessa área e frisando na prevenção. Cuidar faz parte da vida de quem está na assistência, mas essas pessoas também precisam ser cuidadas e merecem toda atenção.


Texto: Juliana Fonseca
Assessoria de Imprensa – Serra-ES
Edição: Antonio Jayme
Assessoria de Imprensa – Catanduva-SP

Recentes