top of page

PRESIDENTE DR. LUCIANO PASTOR E DEPUTADA BETH SAHÃO INAUGURAM C.T.O – CENTRO DE TERAPIA OCUPACIONAL


Na manhã deste dia 6 de março foi inaugurado oficialmente o C.T.O. – Centro de Terapia Ocupacional do Hospital Mahatma Gandhi. O evento contou com a presença de membros da Diretoria, o presidente Dr. Luciano Lopes Pastor, vice-presidente Marcelo Bauab de Carvalho, diretores financeiros Marcos Roberto Nishiyama e Márcio Antonio Humel, gestor Benê Rodrigues e o diretor de operações da organizaçâo social Associação Mahatma Gandhi, Jean Paes de Oliveira, além da deputada estadual Beth Sahão, autoridades, convidados, imprensa e colaboradores.

Numa construção de 256m2, o C.T.O. Benedito Borges da Silva conta com 2 salas para oficinas de artesanato, sala de jogos, biblioteca, sala de reuniões e varanda – um espaço aberto para atividades variadas, que serão dotadas de total infraestrutura para atender as 138 vagas de pacientes SUS para dependência química e transtornos mentais.

A construção teve início em 7 de junho de 2022 e foi concluída em 31 de dezembro do mesmo ano, num empreendimento que custou R$ 500 mil, oriundos de uma repasse da Secretaria Estadual de Saúde, resultado de uma emenda impositiva de autoria da deputada Beth Sahão.

O Centro de Terapia Ocupacional faz parte do planejamento estratégico do Hospital Mahatma Gandhi, visando um melhor desenvolvimento das atividades de terapia ocupacional dentro da linha de tratamento humanizado utilizado pela instituição e que a colocou como uma das referências nacionais no tratamento de transtornos mentais e dependência química, sendo inclusive agraciada com o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão Social em Saúde como um dos três melhores hospitais psiquiátricos do Brasil, prêmio cujo objetivo é o de valorizar o trabalho de instituições e profissionais que defendem o respeito a pessoas em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade.

Com o C.T.O. nossos pacientes poderão contar com instalações que garantem comodidade, conforto, dinamismo, eficiência e, principalmente, resultados”, afirma o vice-presidente Marcelo Bauab de Carvalho.


CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E REINSERÇÃO SOCIAL


Em seu discurso o presidente Dr. Luciano Lopes Pastor salientou que “O C.T.O. vai proporcionar a profissionalização do paciente, ferramenta indispensável para sua reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Sim, nossos pacientes poderão confirmar nosso slogan de que ‘Uma Nova Vida é Possível’, pois desenvolverão habilidades diversas, inclusive em artesanatos e artefatos de cimento”. Acrescentando que “ao receber alta hospitalar o paciente poderá contar com uma retaguarda, com o aprendizado recebido dentro do Centro de Terapia Ocupacional, que lhe possibilitará novas habilidades e novos horizontes profissionais”.


BATIZADO C.T.O. BENEDITO BORGES DA SILVA


Dr. Luciano Lopes Pastor também explicou o motivo do nome C.T.O. Benedito Borges da Silva:

“Trata-se de uma justa homenagem ao querido ‘Ditinho’, um dos seres humanos mais queridos da história desse hospital. Chegou transferido de Franco da Rocha, há mais de 50 anos, sem nome, sem documentos e sem história... Amou esse lugar mais do que ninguém. Foi morador por mais de cinco décadas. Recentemente foi chamado para residir na casa do Senhor. Mas faz parte da história do Hospital Mahatma Gandhi e de nossas vidas. Aqui foi seu lar e nós fomos sua família. Merece ser eternizado, batizando este espaço”.


AS DIFICULDADES

O presidente comentou ainda sobre as dificuldades de se manter uma instituição como o Hospital Mahatma Gandhi:

“Todos os envolvidos com nosso Hospital sabem quantas dificuldades enfrentamos, dia após dia, quando se trabalha com saúde mental. Mas nunca desanimamos e mesmo com os percalços, continuamos sonhando, projetando e buscando formas de realizar algo mais em prol dos nossos pacientes. Mas tudo tem um preço e é um esforço supremo manter um hospital com pacientes cujo SUS cobre apenas 1/3 dos custos de cada um deles. Vivemos de recursos escassos. A organização social Associação Mahatma Gandhi não pode gerar lucros. Prestamos contas de cada centavo obtido na gestão de saúde. E mesmo se tivesse lucros, não é permitido que seja revertido para outra instituição, no caso o Hospital. Embora aos olhos dos mais desinformados possa parecer que vivemos uma situação confortável, a realidade, infelizmente, é bem diferente”.


DEPUTADA BETH SAHÃO


Sobre a viabilização do projeto o presidente do Hospital Mahatma Gandhi explicou em seu pronunciamento:

“O C.T.O. é resultado de um antigo sonho de disponibilizarmos de um espaço de excelência no tratamento aos nossos pacientes. Mas como diz a conhecida frase, ‘sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade’. E quem veio sonhar conosco e o transformou em realidade foi a deputada Beth Sahão, que obteve o repasse de verbas para a construção”.

Encerrando seu discurso, Dr. Luciano Lopes Pastor agradeceu a participação da deputada no projeto que está sendo inaugurado:

“Obrigado deputada Beth Sahão por sonhar conosco e pela sua ajuda em nossos projetos ao longo dos anos, sempre buscando verbas e recursos. A senhora não foi apenas importante nessa realização. A senhora fez a diferença. A senhora foi essencial. Fica aqui toda a nossa gratidão e saiba que seu nome já faz parte da história do Hospital Mahatma Gandhi”.

Como disse o grande líder Mahatma Gandhi, “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Com a inauguração do Centro de Terapia Ocupacional Benedito Borges da Silva o Hospital Mahatma Gandhi escreve mais uma página em prol da saúde mental e da qualidade de vida. É motivo de orgulho para Catanduva!


(Texto J.A.jayme - Responsável pela Relações Institucionais da Diretoria da Associação Mahatma Gandhi)






Comments


Recentes
bottom of page