top of page

PROJETO SALTO: Reinserção social e profissional de pacientes em recuperação de dependência química


Amanhã, dia 23, o Projeto Salto irá iniciar sua jornada do mês de Maio, e temos grande entusiasmo em receber todos os participantes no Hospital Mahatma Gandhi para quatro dias intensos de atividades e aprendizado.


O objetivo central do Projeto Salto é a reintegração social e profissional de pacientes que estão em processo de recuperação de dependência de álcool e drogas. Para alcançar essa meta, o projeto oferece oficinas profissionalizantes de baixa complexidade e tratamento odontológico aos participantes. Dessa forma, eles recebem capacitação, restauram sua autonomia e autoestima e sentem-se melhor preparados para a reinserção à sociedade.


Durante os dias do projeto, os participantes podem contar com a presença de seus familiares e de agentes de saúde da rede de atenção psicossocial. Essa rede de apoio é fundamental para incentivar e fortalecer os laços afetivos, tão importantes nessa fase de recuperação. A previsão é de que o projeto atenda uma grande população indiretamente, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.


Além de proporcionar oportunidades para os pacientes em processo de recuperação, o Projeto Salto espera estimular os municípios a fortalecerem suas redes de atenção psicossocial e desenvolverem projetos locais de prevenção ao uso de drogas. A dependência de substâncias psicoativas não é uma sentença de incapacidade, e é totalmente possível recuperar a autonomia e encontrar um ofício, para voltar a ser parte integrante e indispensável da sociedade.


Vale destacar que o Projeto Salto foi desenvolvido por meio de uma parceria público-privada entre o Hospital Mahatma Gandhi e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome do Governo Federal. É um projeto que possui grande relevância social e que vem pelo quarto mês consecutivo cumprindo sua missão de ajudar na reinserção social de pessoas que estão em processo de recuperação.

Comments


Recentes
bottom of page