top of page

UPA investe em humanização e acolhimento ao paciente



A humanização e acolhimento ao paciente que procura a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, é prioridade para a Associação Hospital Mahatma Gandhi e para a Prefeitura de Catanduva.

Assim, a nova co-gestora colocou à disposição dos usuários da unidade, dois profissionais para fazer o acolhimento dos pacientes. O gestor da UPA, Wendel Carlos Gonçalez afirma que desde a implantação do “profissional acolhedor” a satisfação dos pacientes registrou uma crescente.

“Temos aqui na unidade dois profissionais que recepcionam as pessoas e lhes fornecem informações a respeito do tempo de espera, do andamento dos exames e de qualquer necessidade que eles apresentam. A partir do momento que o cidadão se sente respeitado, tem um retorno e passa a saber o que está ocorrendo, seu comportamento muda e é exatamente isso que valorizamos, o bem estar das pessoas que procuram a UPA”, comenta Wendel.

Alexandre Vieira Borges de Araújo, que atua há cerca de um mês no acolhimento, enfatiza que a partir do momento que o paciente tem a informação, ele entende o que está acontecendo e sente que está sendo cuidado, acolhido.

“A UPA, é um serviço de urgência e emergência 24 horas. Não temos uma rotina estabelecida, a cada minuto chega um novo caso. Nesta semana, recebemos um paciente grave, onde os profissionais que estavam na unidade se empenharam para salvar sua vida, o que demandou tempo e ocasionou atraso nos demais atendimentos que estavam na recepção. Quando os usuários foram informados do motivo do atraso, se solidarizaram com o caso e aguardaram o atendimento”, explica Wendel Gonçalez.

ALIMENTAÇÃO

Os pacientes que buscam atendimento e por ventura estão sem comer tem à disposição o lanche que é servido na unidade. No período da manhã e da tarde são servidos lanches frios, além de achocolato e suco, respectivamente. Os profissionais que trabalham a humanização e acolhimento atuam juntamente com a Assistência Social, dando o melhor suporte e encaminhamento aos cidadãos.

Recentes
bottom of page