Associação Mahatma Gandhi inicia série de melhorias na sede da UPA Mirassol

A Associação Mahatma Gandhi de Catanduva, Organização Social de Saúde que realiza a cogestão emergencial da UPA Mirassol, em menos de 40 dias, estabeleceu um cronograma de benfeitorias a serem realizadas na unidade e já deu início na primeira ação. No final do mês de janeiro, após diagnóstico realizado pela equipe técnica, a Associação implantou toda a identidade visual interna e externa na Unidade de Pronto Atendimento.

Na recepção, foram instaladas faixas de identificação na estrutura de vidro, facilitando a visualização por parte dos pacientes que utilizam o espaço. Na parte externa, foram instaladas placas de identificação de gases como: oxigênio, nitrogênio, compressor e lixo contaminado.

Internamente e buscando facilitar a identificação das salas, agilizando o atendimento ao paciente, placas que indicam o nome e especialidade das salas, substituindo folhas de sulfite, que de forma improvisada identificavam salas e até número de leitos.

“A padronização, conforme preconiza o Ministério da Saúde, é fundamental para agilizar o atendimento do paciente, manter a organização e informação prestada a quem busca tratamento na unidade”, analisa a diretoria da Associação Mahatma Gandhi.

Outro fator apontado pelos cogestores é o cronograma de benfeitorias que será implementado gradativamente na unidade.

“Demos início a uma série de ações que serão implantadas na unidade, buscando dinamizar o atendimento, otimizar custos, qualificar os profissionais e garantir o melhor atendimento para a população de Mirassol”, asseguram os cogestores.

CONHEÇA A Associação foi criada como Organização Social de Saúde com o objetivo de fazer a gestão compartilhada com o gestor público, Prefeituras, Estado e União, buscando a melhor qualidade dos serviços prestados na saúde pública.

Em Catanduva/SP, a OS Mahatma Gandhi atua como mantenedora do Hospital Mahatma Gandhi e faz atualmente a cogestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. No Estado do Rio de Janeiro em Paraíba do Sul, realiza a cogestão do Hospital Estadual de Traumatologia Ortopédica Dona Lindu, onde, assim como em Catanduva, implementou um novo modelo de atendimento e administração.

A OS Mahatma Gandhi já fez a co-gestão no município de Catanduva/SP de todas as Unidades Básicas de Saúde, todas as Unidades de Saúde da Família e do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência - SAMU.

A atuação da OS Mahatma Gandhi se destacou durante a calamidade de dengue em Catanduva, com o hospital de campanha mostrando o engajamento em grandes questões de impacto social. Em Novo Horizonte/SP, a OS também mereceu elogios pela sua atuação nas unidades básicas de saúde.