Equipe da Secretária de Saúde de Ribeirão Preto e da FAEPA vêm a Catanduva conhecer modelo de gestão

A Associação Mahatma Gandhi recebeu nesta segunda-feira (05) a visita do Secretário Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Sandro Scarpelini, acompanho de todos os responsáveis técnicos do setor, e dos profissionais da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA), Marcel Franciosi, diretor financeiro (FAEPA), Patrícia Domingues, Enfermeira Responsável (FAEPA), e Carlos Miranda, professor da Faculdade de Medicina.

No Hospital Mahatma Gandhi, sede da Associação Mahatma Gandhi, o grupo conheceu o modelo de gestão implantado na UPA, com toda sua infraestrutura, bem como o setor de prestação de contas, recursos humanos, educação continuada, entre outros. Na oportunidade, os visitantes conheceram, também, o modelo de excelência oferecido no que tange o tratamento psiquiátrico, com profissionais capacitados que compõe a equipe multidisciplinar, sendo referência em todo o Estado. O grupo também conheceu e se encantou com as oficinas terapêuticas, bosque das flores, atividades físicas e a loja Dona Angola.

Ao término da visita na área administrativa, os técnicos seguiram para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, onde puderam ver na prática o funcionamento e fluxo na unidade.

Após duas horas conhecendo a estrutura e andamento da UPA, os profissionais se reuniam na sala de reuniões e tiraram dúvidas com o gestor da unidade, ficando satisfeitos com o modelo apresentado.

“Temos em Ribeirão quatro de Unidades de Pronto Atendimento, uma UPA porte III e temos uma UPA porte II, que ainda não está em funcionamento. Soubemos da qualidade da UPA Catanduva e viemos conferir”, completa a enfermeira Jane Aparecida Cristina, assistente do secretário municipal de saúde.

A diretoria da Associação Mahatma Gandhi destaca que os serviços de excelência prestados na UPA são usados de referência há tempos em outras cidades e até estados.

“Temos responsabilidade com os serviços que prestamos para a população e o bom atendimento. O cuidado no trato com o ser humano é algo que vai se espalhando entre as pessoas, chegando em Ribeirão Preto, cidade muito maior que Catanduva e que temos certeza será utilizada como modelo. Ser uma referência para municípios tão desenvolvidos confirma a certeza de que estamos no caminho certo e de que nosso trabalho contribui para uma Catanduva melhor e mais humanizada”, analisa a diretoria.

PARTICIPANTES

Além dos mencionados, participaram da visita: Dr. Vanderlei Mega Palocci, gerente da UPA, Dra. Maria Dolores Biasoli, Chefe da Divisão Médica, Enfermeira Ilka Barbosa Pegoraro, diretoria do Departamento de Atenção à Saúde das Pessoas, Dilson Braz da Silva Júnior, Chefe da Divisão de Planejamento em Saúde, Enfermeira Mônica Z.O. Toniello, Equipe técnica do DACA, Heloisa Helena de Almeida Batista, Diretora do Departamento Administrativo e Financeiro, Enfermeira Karina Domingues de Freitas, Chefe da Divisão de Enfermagem e Leila Aparecida Castro Pereira, gerente da OBDS Sumarezinho.