top of page

CAMPANHA DO MAHATMA GANDHI INCENTIVA USO DE CANECAS EM VEZ DE COPOS DESCARTÁVEIS PARA OS FUNCIONÁRIO


A Associação Mahatma Gandhi, em parceria com a Prefeitura Municipal de Catanduva, deu início a uma campanha para promover economia de copos de água descartáveis. O “Projeto SUStentável” é voltado aos profissionais que atuam nas unidades de saúde geridas pela instituição e também aos usuários.

A iniciativa visa estimular mudança de comportamento a partir da divulgação de informações relativas ao consumo consciente. Para isso, os funcionários serão incentivados a substituir o copo descartável por canecas reutilizáveis, que começaram a ser distribuídas na manhã da terça-feira, dia 30.

O setor foi impulsionado a repensar seu papel frente ao impacto ambiental negativo gerado pelo acúmulo de lixo. No segmento da Saúde, o consumo de recursos naturais e a demanda por matérias-primas são maiores em comparação a outras áreas.

Levantamento do setor indica que, se cada funcionário utilizar três copos descartáveis por dia, ao final de um ano 700 unidades serão consumidas. Com a campanha em andamento, a expectativa é economizar 224 mil copos por ano, levando em conta o quadro de 320 profissionais contratados.

Pesquisa feita pelo setor aponta que o tempo que um copo plástico leva até se decompor na natureza pode chegar a até 450 anos. Por outro lado, devido ao baixo valor pago às empresas e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, em torno de R$ 0,20 e R$ 1,00 por quilograma desse tipo de material, a reciclagem se torna economicamente inviável.

Para sensibilizar pacientes a aderir à campanha, os copos ficarão na recepção aos cuidados de um atendente e poderão ser solicitados a qualquer momento. A ideia é evitar o uso de dispensadores, que acabam liberando mais de um copinho por vez.

A campanha da Prefeitura e Mahatma Gandhi envolve, ainda, a confecção de adesivos e cartazes, contendo orientações e dicas simples para evitar o desperdício de copos descartáveis e assegurar a redução do consumo de água e energia.

Recentes
bottom of page