top of page

SERRA-ES: Saiba qual o papel do enfermeiro no cuidado dos pacientes


Durante a semana da enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, a Associação Mahatma Gandhi, que passou a gerir a Upa de Carapina (Serra-ES) há um mês, ressalta a importância do profissional de enfermagem no cuidado e tratamento do paciente, além do seu papel de zelar pela prevenção de doenças.

Segundo a supervisora de enfermagem da Upa, Fabiana dos Reis Juvencio Neicesse, “a enfermagem atua no processo de educação continuada, na assistência primária e no cuidado após o diagnóstico de doença. Esse profissional cuida para que a longo prazo o paciente não precise de internações e tenha uma melhor qualidade de vida. ”

Para Fabiana, atuar em saúde pública, especificamente na Upa de Carapina, é um desafio diário, pois o principal objetivo é a resolutividade. “Mas, acimo de tudo, nos colocamos no lugar do outro, de quem está sendo atendido, com algum tipo de problema e em busca de uma solução. Portanto, é preciso entender que essa pessoa pode estar mais nervosa ou insegura. Por isso é normal encontrarmos situações de descontrole emocional e temos que saber lidar com tudo isso”, ponderou.

Na entrevista abaixo, a enfermeira, que também é especialista em auditoria hospitalar relata as particularidades do profissional.

Qual a diferença entre o trabalho do médico e do enfermeiro?

O enfermeiro acompanha as mudanças e a melhora do paciente, como sendo os olhos do médico em sua ausência. É o enfermeiro que cuida do paciente e o acompanha de perto, olhando para que a sua recuperação seja feita de forma eficiente, enquanto o médico investiga, diagnostica e trata doenças.

Quais são as particularidades do enfermeiro?

Garantimos a atenção a pequenos detalhes que podem salvar vidas. Além disso, como passamos muito tempo com o paciente, criamos um elo de confiança que nos permite saber situações particulares que podem ajudar no tratamento.

Quais as características que um enfermeiro deve possuir?

Esse profissional deve ser paciente para ouvir e entender que alguns comportamentos são apenas de momento como nervosismo, medo, raiva, quer pela doença, quer pelas preocupações externas. Um gesto de calma e atitudes como palavras de ânimo, fazem parte de nossa rotina do dia a dia.

Como é ser enfermeiro em Unidade de Pronto Atendimento?

Em unidades de emergência e prontos-socorros, o enfermeiro atende pacientes que necessitam de cuidados urgentes. Em geral são pessoas que estão machucadas, foram vítimas de algum acidente ou estão no meio de uma crise de dor. Esse profissional precisa ser forte e ágil nos procedimentos. Seu trabalho inicia antes mesmo de o paciente chegar, garantindo que o local esteja organizado, os equipamentos testados e os materiais em fácil acesso.

Texto e entrevista: Juliana Fonseca

Recentes
bottom of page