PARAÍBA DO SUL-RJ: HTO Dona Lindu promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT)

Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (Paraíba do Sul-RJ), gerido pela Associação Mahatma Gandhi, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Foram oferecidas atividades como palestras, oficinas de maquiagem e aferição de pressão e glicemia com objetivo de mapeamento e checagem da saúde dos colaboradores.

O objetivo do evento foi o de destacar a importância da prevenção tanto de acidentes de trabalho como de doenças do trabalho, além de oferecer momentos de descontração e relaxamento. A grande novidade da edição de 2019 foi a realização de treinamentos teóricos e práticos de técnicas de combate a incêndios, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Três Rios-RJ. Os participantes vivenciaram um dia de atividades supervisionadas pelos bombeiros no Batalhão e puderam aprender um pouco da rotina em casos de acidentes com fogo.

A SIPAT contou com a participação de diversos profissionais, referências em sua área, que dividiram um pouco de seus conhecimentos com os colaboradores do HTO Dona Lindu. A nutricionista Fernanda Santiago promoveu uma roda de conversa com os colaboradores para falar sobre hábitos saudáveis de alimentação e como podemos contribuir para a melhora da qualidade de vida. O Médico do Trabalho e Angiologista, Nilson Areas, falou sobre os riscos e cuidados com hipertensão e diabetes, além de abordar a qualidade de vida com dicas para uma vida mais saudável, combinando boa alimentação, exercícios e orientações profissionais. O professor de Karatê Jorge Sércio promoveu dois encontros para ensinar técnicas de defesa pessoal para os colaboradores. Carolina Aguiar, fisioterapeuta do HTO Dona Lindu, promoveu debate sobre técnicas de respiração e deu importantes dicas sobre o tema. Houve, ainda, palestras de Walace Alves, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), para falar sobre tabagismo e de Sabrina Brasil, enfermeira responsável pelo Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HTODL, para abordar tópicos sobre saúde em geral.

Para o SESMT, a edição 2019 da SIPAT foi um sucesso. O evento contou com uma participação extremamente positiva dos colaboradores da unidade e os temas atenderam diretamente a demanda do Hospital. Vale ressaltar que a SIPAT é um evento que faz parte da Norma Reguladora nº. 5 do Ministério do Trabalho e acontece nas empresas todos os anos. Em média, 40 colaboradores participaram a cada dia, numa programação que incluiu palestras e oficinas.