Associação Mahatma Gandhi realiza capacitação sobre Parto Humanizado Hospitalar em Hospital de Itabo

A Maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, de Itaboraí-RJ, gerida pela Associação Mahatma Gandhi, realizou uma capacitação com as equipes do setor, onde foram abordados temas atuais, relacionados à assistência multiprofissional para a realização do parto hospitalar. Com o tema “Parto Humanizado hospitalar: uma prática compartilhada”, o evento contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Júlio Ambrózio, e representantes do Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha, além dos profissionais que atuam na Instituição, sobretudo os da maternidade.

Após a parte teórica, foi demonstrado o uso de materiais e equipamentos adquiridos com o objetivo de viabilizar a realização de técnicas não-invasivas em obstetrícia, com ênfase na assistência de Enfermagem, através de massageadores, aromaterapia, iluminação adequada, rebozo, bola suíça, banquetas de parto humanizado e uso da cama PPP adquirida através da Rede Cegonha.

Como preletoras do evento, a Médica Obstetra Jane Barreto e a Enfermeira Obstétrica e Doula Vilma Andrade, mencionaram a importância do envolvimento de todos os participantes neste processo e enfatizaram a necessidade de humanizar o processo de gestar e parir, independente de equipamentos, além dos cuidados com o RN, através de uma mudança nas práticas dos profissionais. Também foram discutidas maneiras de otimizar os resultados na instituição, sem tirar da mulher e seu recém-nascido, o protagonismo inerente ao binômio mãe-bebê.

Trata-se de um marco para a saúde do município e a continuidade de uma caminhada para implementação de outras diretrizes da Rede Cegonha na Maternidade do Leal Júnior. Sempre com o apoio e a retaguarda da Associação Mahatma Gandhi: Saúde é assim que se faz!!!