UPA Carapina (Serra-ES) conta agora com dois respiradores para pacientes com COVID-19.

A Upa de Carapina (Serra-ES), gerida pela Associação Mahatma Gandhi, conta agora com dois respiradores mecânicos para atendimento, principalmente, de pacientes com COVID-19. Para trabalhar com os equipamentos, que foram disponibilizados pela Prefeitura da Serra, os colaboradores passaram por um treinamento com a empresa fornecedora dos respiradores

O equipamento auxilia o pulmão a retirar o gás carbônico da circulação e oxigenar o sangue, já que o vírus pode provocar um estado inflamatório nos pulmões, comprometendo a principal função desses órgãos: oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico.

A Upa de Carapina também possui o sistema de aspiração fechado para pacientes entubados que garante mais segurança tanto para o paciente, quanto para os profissionais envolvidos no atendimento. Esse sistema evita a contaminação do ar com partículas de aerossóis, não sendo necessário desacoplar o paciente do respirador para realizar a aspiração. Além disso, esse equipamento tem a vantagem de não diminuir os volumes pulmonares e não acarretar queda de saturação, especialmente em pacientes com insuficiência respiratória grave e em uso de níveis mais altos de pressão expiratória final positiva.

Importante explicar que na chegada de um paciente na UPA, com sintomas e confirmação de Covid-19, todos os procedimentos estabelecidos pelo fluxo de atendimento são realizados e, caso essa pessoa necessite de internação com o auxílio do respirador, ela fica em área de isolamento dentro da unidade, sendo cuidada e monitorada até que seja transferida para o hospital referência para esse atendimento.

A Associação Mahatma Gandhi exerce um acompanhamento criterioso e dentro das normas definidas pelo Ministério da Saúde e pela O.M.S.Organização Mundial da Saúde.