Dia do Coração é marcado por campanha de conscientização e caminhada feliz na Upa de Carapina, em Se

O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro último, foi marcado por uma caminhada irreverente e feliz na Upa de Carapina (Serra-ES) gerida pela Associação Mahatma Gandhi. Uma grande alegoria de “coração feliz” foi utilizada pelo auxiliar administrativo Matheus Bendinelli, que passeou pela unidade, juntamente com os representantes da administração, conscientizando as pessoas sobre a importância dos cuidados com o coração. Foram distribuídas plaquinhas com dicas divertidas sobre como cuidar melhor do coração e evitar doenças cardíacas, fazendo atividades físicas, evitando açúcar, cigarro, o estresse excessivo e vários outros itens.

Além disso, a unidade foi toda enfeitada com balões e corações. A ação lúdica chamou a atenção dos pacientes, inclusive das crianças, que ficaram impressionadas com o “coração feliz” e pediram para tirar fotos, tornando o ambiente hospitalar mais leve, mesmo sendo um assunto de grande importância. No Brasil são 290 mil mortes por ano por doença cardíaca, que também é a principal causa de mortes no mundo. E dentro da Upa é essencial a conscientização sobre o assunto, já que as causas de mortes são passíveis de prevenção.

Para a enfermeira Kamila Brandão de Oliveira, a ação foi uma forma diferente de passar para os profissionais e pacientes um assunto muito sério. “Nós prestamos atenção na mensagem transmitida, mas também nos descontraímos por alguns instantes, o que nos ajuda muito, porque o dia a dia de unidade de pronto atendimento é mais tenso e temos que lidar com pessoas que estão em um momento frágil e além de cuidar, precisamos doar nosso carinho e atenção. Então, essa pequena ação tornou nosso dia melhor e nos forçou a pensarmos e, principalmente, a levarmos as pessoas a também pensarem um pouquinho na própria saúde”, afirmou Kamila.

A enfermeira responsável pela educação continuada da Upa, Nathalia Campos Maciel Uliana, explicou que campanhas como essa que funcionam como educação corporativa e educação da sociedade são uma excelente maneira de melhorar a qualidade do trabalho e de vida das pessoas. “Os elementos lúdicos utilizados contribuem para fixar o conhecimento transmitido. É muito gratificante conseguir realizar essas atividades, porque vemos o quanto o colaborador interage e se sente prestigiado no ambiente de trabalho. Eles compartilham momentos de descontração com os colegas e pacientes. Percebemos também no olhar e sorriso dos pacientes o agradecimento por conseguirem esquecer por alguns minutos o que estão sentindo. É muito bom ver toda a equipe e pacientes envolvidos.”

Os planos da administração da Upa é continuar realizando ações positivas que contribuam para o bem-estar de todos e para que o atendimento seja ainda mais humanizado e saudável, seguindo as diretrizes da Associação Mahatma Gandhi.