Serra-ES: Profissionais da Upa de Carapina, gerida pela Associação Mahatma Gandhi,  participam de at

A ventilação mecânica foi o tema do workshop realizado na Upa de Carapina (Serra-ES), gerida pela Associação Mahatma Gandhi, para médicos e enfermeiros no último dia 24. A matéria escolhida é de suma importância no cuidado com o paciente, já que o método de suporte para o tratamento de doentes com insuficiência respiratória é vital, substituindo totalmente ou parcialmente a ventilação espontânea para propiciar adequada troca gasosa.

De acordo com a fisioterapeuta de UTI, Daniella Cristina de Assis Pinto Gomes, que ministrou a palestra, o objetivo foi apresentar os ajustes básicos de parâmetros de ventilador mecânico. “Para que o paciente respire adequadamente é preciso regular alguns critérios do ventilador, protegendo o pulmão do paciente para que não haja nenhuma lesão decorrente da ventilação mecânica. O manejo adequado ao equipamento é primordial para a saúde do pulmão do paciente, não só para melhorar a doença de base, mas também para prevenir doenças decorrentes da pressão positiva”, afirmou Daniella.

Os equipamentos utilizados hoje no tratamento dos pacientes são grandes aliados da medicina. Mas para compreender cada vez melhor a funcionalidade das máquinas é preciso se atualizar.

Para a responsável técnica dos médicos da Upa, Dra. Sara Soares Lima, a atualização médica e da enfermagem é de suma importância para a atuação do profissional na condução do paciente. “Nós da Associação Mahatma Gandhi temos sempre o objetivo de contribuir para um trabalho de excelência e compromisso com a população e com o paciente. Portanto, ao incentivarmos o aperfeiçoamento profissional estamos cuidando para que os usuários recebam um atendimento de qualidade. Nosso objetivo é buscar continuamente a melhoria e qualidade do trabalho prestado pela instituição”, enfatizou a médica

Segundo a responsável técnica de enfermagem, Alexsandra Cunha Figueiredo, o enfermeiro é o profissional da área da saúde que permanece mais tempo junto aos pacientes. “É o enfermeiro quem acompanha todas as reações e reporta ao médico. Por isso, é de extrema importância que esse profissional tenha conhecimentos técnico e habilidade para atuar no processo de desmame, garantindo ao seu paciente segurança no atendimento”, frisou Alexsandra.

A coordenadora completa dizendo que “o aprimoramento da prática do enfermeiro em ventilação mecânica é uma questão que precisa ser refletida entre a categoria, buscando uma melhor compreensão do seu papel na equipe multiprofissional, para atender com qualidade as necessidades dos pacientes e essa foi a intenção do workshop.”

Dra. Sara e Alexsandra

Para a Associação Mahatma Gandhi, a atualização dos profissionais de saúde em todos os aspectos é primordial para o bom funcionamento do atendimento à população e a administração da Upa de Carapina tem o objetivo de proporcionar cada vez mais conhecimento aos seus colaboradores.