Atenção Primária à Saúde de Catanduva obtém 4ª colocação nacional pelo Ministério da Saúde

Desempenho da Atenção Primária à Saúde de Catanduva, gerida pela Associação Mahatma Gandhi, obtém quarta colocação entre todos os municípios do Brasil e recebe homenagem do Ministério da Saúde

O auditório da Prefeitura Municipal de Catanduva foi palco de uma homenagem realizada durante visita técnica do Ministério da Saúde, com a presença do Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente, Secretário de Atenção Primária à Saúde.

O motivo da visita foi por conta do programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, que tem como objetivo acompanhar alguns indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a Atenção Primária à Saúde do município e mediante essa avaliação fazer repasses de recursos financeiros para o município.

O município de Catanduva, na faixa populacional de 100 a 500 mil habitantes foi avaliado pelo Ministério da Saúde e está na quarta colocação entre todos os municípios do Brasil nessa faixa populacional e o Secretario está visitando esses municípios que tiveram as melhores colocações, que foram os melhores avaliados e ele veio até Catanduva, onde a saúde pública é gerida pela Associação Mahatma Gandhi, para parabenizar toda a equipe, tanto os profissionais como a equipe da Atenção Primaria e a Secretaria de Saúde e conhecer nossa experiência, nossa forma de organização e o que o município tem feito para alcançar essa avaliação tão positiva, fazendo questão de conhecer pessoalmente e parabenizar toda a equipe como um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado.

Catanduva, município paulista com 123.114 habitantes, está em quarto lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), tendo garantido o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,18. A métrica é monitorada pelo Ministério e representa a soma de sete indicadores que garantem um melhor serviço à população.

O município possui 82,1% de cobertura de APS e o total de 101.083 usuários cadastrados. Destes, 79.741 em equipes de Saúde da Família. Catanduva conseguiu um bom desempenho no primeiro quadrimestre de 2022, com destaque nos indicadores de pré-natal, Gestante Saúde Bucal, Cobertura Polio e Penta e Hipertensão arterial.

Ficamos muito orgulhosos de saber que estamos entre os 5 melhores municípios avaliados no ranking do Previne Brasil. É reflexo de um trabalho diário e incansável de toda a equipe. Cada indicador que fazemos subir o mínimo possível é um passo grande e esperamos continuar nos superando, quem sabe sendo avaliados um dia como melhor município do país todo nos indicadores”, aposta o Secretário Municipal de Saúde de Catanduva, Rodrigo das Neves Cano.

A diretora técnica da Saúde do município de Catanduva, Camila de Santis, aposta no investimento em capacitações como uma das estratégias responsáveis pelo desempenho do município. “Além disso, definimos reuniões bimestrais com enfermeiros, médicos e dentistas para monitoramento dos indicadores. Pactuamos fluxos que facilitaram o entendimento das inconsistências dos dados em relação ao sistema próprio do município e também com relação ao e-gestor”, afirmou.

Na ocasião, a equipe da secretaria de saúde municipal apontou êxitos e dificuldades na atuação do município pela atenção primária e também pôde tirar dúvidas com os técnicos ministeriais para mais avanços na gestão local.

Segundo o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, a presença do Ministério no município não refletiu apenas o objetivo de parabenizar a cidade, mas de apoiá-la. “Viemos não só para prestigiar Catanduva, mas também aprender e apoiar vocês a partir dessa escuta. Para nós, a experiência que vocês nos contam é um momento também muito rico. É assim que conhecemos os detalhes do que vivem, de como trabalham, e quais são os desafios locais. E isso importa no momento de pensar e avançar nas políticas" garantiu Câmara.

Nos sentimos honradoss e orgulhosos em receber a equipe técnica do Ministério da Saúde e da quarta posição conquistada em todo o Brasil nessa faixa populacional, pois indica que o trabalho que a Associação Mahatma Gandhi realiza em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde está no caminho certo e vem dando resultados tão significativos. Parabenizamos toda a nossa equipe pelo esforço e dedicação, com a certeza de que estramos trilhando um caminho que busca a excelência no atendimento à saúde da população catanduvense”, afirma o Coordenador Técnico da Associação Mahatma Gandhi, Tiago Silva.