CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: Um Importante Passo na Luta Contra IST/HIV/HV

A equipe do Programa Municipal IST/HIV/HV, da Secretaria de Saúde de Catanduva, promoveu uma capacitação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, gerenciada pela Associação Mahatma Gandhi. Os membros da equipe responsável pela capacitação incluíram Adriana Bertoni Barcelos Kamla, Enfermeira; Camila Luzia Nogueira da Silva Vieira, Psicóloga; Dhener Ramos Robles, Coordenador Municipal do Programa IST/AIDS/HV; Ivone do Nascimento Ignácio, Agente da Redução de Danos; e Priscila Fernanda Bernal Vinha, Enfermeira.

O treinamento focou na realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, abordando temas teóricos como aspectos éticos, acolhimento, aconselhamento, e orientações cruciais para a execução dos testes rápidos e revelação diagnóstica. Além disso, foram discutidos desafios para alcançar as metas 95/95/95 da UNAIDS, observações essenciais para a execução dos testes, e a importância de um ambiente limpo e sigiloso.

A prática incluiu a verificação do lote e data de validade dos testes, a integridade dos componentes após a abertura, e a correta execução, leitura e interpretação dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Também foram abordados procedimentos de descarte adequado do material utilizado.

A Associação Mahatma Gandhi agradece à toda equipe do Programa Municipal IST/HIV/HV por compartilhar conhecimentos teóricos e práticos valiosos com nossos profissionais. Reconhecemos a inestimável importância dessa capacitação para o aprimoramento e a promoção da saúde em nossos serviços.