Covid-19: Mahatma Gandhi, em parceria com Prefeitura e Secretaria de Saúde, reabre polo em Maricá-RJ

A Associação Mahatma Gandhi, em parceria com a Prefeitura de Maricá e a Secretaria Municipal de Saúde, reabriram, na última semana, o polo de atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19, em Itaipuaçu. Devido diminuiçãode procura, a estrutura, inaugurada no início da pandemia, foi fechada no mês de agosto e reaberta neste mês com o aumento do público no polo do Centro.

O coordenador médico regional da Associação Mahatma Gandhi, Paulo Vinícius Lima Freire, destacou que, nas últimas semanas, foi observado tanto pela Secretaria Municipal de Saúde, quanto pela Mahatma Gandhi, um aumento significativo da procura e atendimento nas unidades de saúde e polo de atendimento Covid-19 do Centro da cidade. Foi uma decisão estratégica reabrir o polo de Itaipuaçu, para desafogar o polo do Centro, que estava com grande procura, e também das próprias unidades de Urgência e Emergência: Hospital Conde Modesto Leal e UPA de Inoã. Com a abertura do polo, nós conseguimos diminuir o tempo de espera e realização dos testes. Estamos monitorando juntamente com a Secretária de Saúde se será necessário aumentar o número de médicos ou redimensionamento da rede, de acordo com o que a secretaria entender que é preciso”, explicou o médico. Os pacientes passam por avaliação médica e, caso necessário, são encaminhados para realização do teste PCR (com coleta através de swabs) ou do teste sorológico (com coleta de sangue). A unidade funciona todos os dias, das 8h às 20h, e está localizada entre as Ruas 8 e 9, próximo à sede distrital da Prefeitura, no bairro Itaipuaçu, em Maricá-RJ. O polo conta com seis profissionais da saúde, sendo dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem.

Texto e Fotos: Ayra Rosa (Assessoria de Comunicação da Associação Mahatma Gandhi - Maricá-RJ)

Revisão e Edição: Antonio Jayme (Assessoria de Comunicação - Matriz - Catanduva-SP)