Em Maricá-RJ, Associação Mahatma Gandhi fez do Outubro Rosa um alerta sobre a saúde da mulher

Com o objetivo de alertar a importância dos cuidados da saúde da mulher e diagnóstico precoce do câncer de mama, foram realizadas, ao longo do mês de outubro, rodas de conversas nas unidades de saúde de Maricá-RJ, geridas pela Associação Mahatma Gandhi. As ações que fazem parte da campanha “Outubro Rosa”, teve como público alvo, os profissionais de saúde e colaboradores das unidades: Hospital Municipal Conde Modesto Leal, UPA de Inoã e Posto de Saúde 24h Santa Rita.

Toda programação do Outubro Rosa foi pensada e realizada com muito carinho por nossa equipe. É preciso alertar sobre a importância dos cuidados com a nossa saúde o ano inteiro, seja para mulheres e homens também. Na Mahatma Gandhi essa causa é vestida todos os dias”, destacou a diretora administrativa da Associação Mahatma Gandhi em Maricá, Larissa Cordeiro.

A programação contou com a participação de profissionais atuantes na saúde da mulher nas unidades, como as coordenadoras da maternidade do HMCML: Dra Cláudia Lima e a enfermeira Helena Aragão, além da enfermeira obstetra Angélica Carvalho do município. As colaboradoras das unidades receberam um dia de beleza, através da parceria com a maquiadora da cidade, Huana Rodrigues

Exposição “Vista essa causa todos os dias"

Foram convidadas seis mulheres do município de Maricá, que venceram o câncer ou estão em fase de tratamento, para participar de um dia de beleza e sessão de fotos no resort Casa e Mar, em Ponta Negra, que foi um colaborador da campanha. O objetivo da ação foi homenagear as mulheres que são acometidas pela doença. As fotos estão expostas nas unidades de saúde para fortalecer outros pacientes com o testemunho delas.

Tudo foi produzido com muito carinho e cuidado diante da pandemia da Covid-19. Homenageamos essas mulheres fortes e corajosas para também alertar aos colaboradores e pacientes que circulam nas unidades sobre se cuidar e se amar. Durante a programação ligamos o alerta principalmente para as profissionais da saúde que estão a todo momento cuidando de pessoas e muita das vezes não tiram um tempo para cuidar da própria saúde”, salientou a gerente de Qualidade do Complexo Maricá, Luciana Maria

Parceria com a agricultura pela saúde

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária foi uma das apoiadoras dos eventos, presenteando as participantes com flores e mudas de árvores frutíferas e hortaliças. A secretaria, focando na alimentação saudável e sustentabilidade, disponibilizou também degustação de chá de capim limão e antepastos de berinjela e carne de jaca.

Desafio Mahatma Rosa

O Complexo Maricá aderiu ao desafio da Associação Mahatma Gandhi, a nível central, que busca incentivar o autoexame das mamas. O desafio consiste em registrar um dos colaboradores ensinando o autoexame para mais três pessoas. Os 40 primeiros a enviarem fotos ou vídeos da ação receberão brindes de incentivo cultural.

Texto e fotos: Ayra Rosa (Assessoria de Comunicação da Associação Mahatma Gandhi - Complexo Maricá)

Edição: Antonio Jayme (Assessoria de Imprensa - Matriz - Catanduva-SP)