Escritor cego Ademar Matheus Santiago faz palestras e doa livros no Hospital Mahatma Gandhi e UPA


No último dia 22 de outubro o escritor Ademar Matheus Santiago, deficiente visual, visitou o Hospital Mahatma Gandhi, de Catanduva-SP, quando realizou palestra no Anfiteatro Amil Zákia para uma atenta plateia de colaboradores. Na sequência o escritor doou um livro para cada colaborador. Os livros também foram disponibilizados para os nossos colaboradores da UPA Catanduva.

Quis expressar minha gratidão a todos os profissionais da saúde que em tempo de pandemia batalharam na linha de frente, superando o medo, as incertezas e o cansaço. Queria presenteá-los e achei que o melhor que eu poderia dar seria os livros que escrevi, porque representam um pedaço de mim”, afirmou Santiago. Um outro lote de livros está sendo utilizado pelos pacientes.b

Com mais de 800 palestras realizadas em todo o Brasil, o escritor contou sobre sua trajetória como deficiente visual. Uma história de lutas e provações. O escritor tinha uma visão comprometida desde a infância. Aos 46 anos perdeu totalmente a visão dos dois olhos. Percebeu que a vida continua e que era preciso buscar formas de se adaptar e conseguir sobreviver e também poder manter sua individualidade e sua independência enquanto pessoal. Começou então a frequentar o IDVC – Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva, também conhecido como Instituto dos Cegos, onde aprendeu braile. Depois foi aprender a arte de andar com bengalas. Aos 54 anos prestou vestibular e tornou-se aluno de Administração na FAECA – Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva, da Unifipa.

Em seus livros, palestras e mesmo nos contatos do dia a dia com as pessoas, transmite sua paixão pela vida por um cego vítima de glaucoma e catarata. Muitos momentos e situações inusitadas envolveram a forma como ele transformou o que poderia ser uma tragédia, em uma lição de vida. O conjunto de sentidos e faculdades inerentes à nossa vontade fez do escritor um dos mais lindos exemplos de fé e esperança, cuja alegria de viver entusiasmou a todos que tiveram o prazer de assistir sua palestra.


Livros escritos por Ademart Matheus Santiago e que foram distribuídos ao final da palestra no Hospital Mahatma Gandhi:


- Uma Luz Encantadora

- Diário de um cego apaixonado pela vida

- Trequetreque e sua Mamitucuia e seu Papitucuia (infantil)

- Trequetreque e o Amigão Trem (infantil)


Obs: o evento contou com todas as precauções contra a Covid-19



Recentes