Evento em homenagem às equipes de Atenção Básica pelo desempenho vitorioso no Previne Brasil

Na última sexta-feira, 30 de setembro, a diretoria da Associação Mahatma Gandhi realizou evento em homenagem aos colaboradores que atuam nas UBSs, mais precisamente com as equipes de Atenção Básica pelo êxito alcançado no Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

O Previne Brasil tem como objetivo acompanhar alguns indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a Atenção Primária à Saúde do município e mediante essa avaliação fazer repasses de recursos financeiros para o município.

O município de Catanduva, na faixa populacional de 100 a 500 mil habitantes foi avaliado pelo Ministério da Saúde e está na quarta colocação entre todos os municípios do Brasil nessa faixa populacional, o que motivou inclusive, recentemente, a visita do Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente, Secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério, para parabenizar toda a equipe, tanto os profissionais como a equipe da Atenção Primaria e a Secretaria de Saúde e conhecer nossa experiência, nossa forma de organização e o que o município tem feito para alcançar essa avaliação tão positiva, fazendo questão de conhecer pessoalmente e parabenizar toda a equipe como um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado.

Catanduva, município paulista com 123.114 habitantes, está em quarto lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), tendo garantido o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,18. A métrica é monitorada pelo Ministério e representa a soma de sete indicadores que garantem um melhor serviço à população.

A Associação Mahatma Gandhi iniciou a gestão da Atenção Básica há cinco anos, com um contrato emergencial em 2017, que se consolidou em 2018. Para um perfeito funcionamento de atendimento as UBSs e seus programas, a instituição criou o Núcleo Técnico e Administrativo, contando com 23 profissionais exclusivamente para gerenciarem os serviços.

De lá pra cá foram implantadas Equipes de Atenção Básica, e hoje possui 100% de cobertura para a população municipal, o que significa que todas as pessoas do município têm uma Unidade de Saúde de referência para ser atendido.

O serviço de Atenção Básica é ofertado em 23 Unidades (UBS) com 36 Equipes, sendo:

20% com 10 Equipes de Atenção Primária à Saúde (EAP) – 05 UBS

80% com 26 Equipes de Saúde da Família (ESF) – 18 UBS

Anualmente são realizados Simpósios Interdisciplinares com objetivo de favorecer a troca de experiências entre as equipes e apresentações dos resultados dos trabalhos realizados com a população. Todos os anos também participam do Congresso de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) sempre trazendo premiações para o município de Catanduva, sendo reconhecida pelo trabalho inovador. O SUS que dá CERTO.

Ter ficado entre as primeiras quatro colocadas do Programa Previne Brasil e o reconhecimento público pelo Ministério da Saúde foram motivos mais do que suficientes para a homenagem, que contou com a presença do presidente da Associação Mahatma Gandhi, Dr. Luciano Lopes Pastor, do prefeito municipal Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, além do vice-presidente da instituição, Marcelo Bauab de Carvalho, a diretora técnica da secretaria da saúde Camila de Santis e a vereadora Ivânia Soldati.

O evento aconteceu no anfiteatro Amil Zákia, do Hospital Mahatma Gandhi e cada equipe foi chamada ao palco para receber um Certificado de Reconhecimento. Para a equipe do Núcleo Técnico e Administrativo foi entregue uma Placa de Reconhecimento.

Quero parabenizar todos os profissionais da Atenção Básica, bem como de toda a Associação Mahatma Gandhi, que realizam um trabalho plenamente sintonizado com os objetivos da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal de Catanduva, oferecendo um atendimento de saúde digno da nossa população”, afirmou o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa.

Para o presidente da instituição, Dr. Luciano Lopes Pastor, “fica evidente que o trabalho vem sendo realizado com seriedade de comprometimento, visando a melhoria da qualidade de vida da população catanduvense, justificando o slogan da Associação Mahatma Gandhi – Saúde é assim que se faz! – o que é motivo mais do que suficiente para esse singelo evento como mostra do nosso reconhecimento e agradecimento a cada profissional que trabalha diariamente na Atenção Básica Municipal, por uma atuação forte e resolutiva, que salva vidas”.

Após a cerimônia de reconhecimento os homenageados e convidados se dirigiram à varanda da loja Dona Angola, onde foi servido um delicioso coffee break.

HOMENAGEADOS:

Placa de Reconhecimento ao Nucleo Técnico e Administrativo – Luciano Penteado.

Certificados de Reconhecimento:

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:

UBS DR. LUIZ CARLOS FIGUEIREDO MALHEIROS (UBS CENTRAL)

UBS DR. JOSÉ BARRIONUEVO (UBS JD. SOTO)

UBS DR. FRANCISCO LOPES LADEIRA (UBS JD. SALES)

UBS DR. VICENTE BUCCHIANERI (UBS JD. VERTONI)

UBS ENF. DIOMAR JOSÉ DOS SANTOS (UBS GLORIA)

ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA:

ESF DR. ALCIONE NASORRI (SOLO SAGRADO)

ESF DR. ARMINDO MASTROCOLA (SANTA ROSA)

ESF DR. CARLOS ALBERTO SURIAN (NOVA CATANDUVA)

ESF DR. CARLOS EDUARDO BAUAB (THEODORO ROSA FILHO)