Hospital Mahatma Gandhi recebe visita de Secretário e Coordenador do Ministério da Saúde

O Hospital Mahatma Gandhi recebeu, nesta quarta-feira, 10 de agosto, ilustres visitantes do Ministério da Saúde: Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente, Dr. Raphael Bernardon e demais membros de suas comitivas.

Eles estiveram em Catanduva por conta do programa Previne Brasil, que acompanha indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a atenção primária e que colocou Catanduva, onde a saúde pública é gerida pela Associação Mahatma Gandhi, na quarta posição entre todos os municípios brasileiros na faixa população entre 100 mil e 500 mil habitantes.

Fizeram questão de aproveitar a visita para conhecer o Hospital Mahatma Gandhi, hoje uma referência em tratamento de transtornos mentais e dependência química. Foram recebidos pelo Presidente da instituição, Dr. Luciano Lopes Pastor e membros da diretoria: Marcelo Bauab de Carvalho (vice-presidente), Marco Roberto Nishiyama (Diretor Financeiro), Jean Paes de Oliveira (Diretor de Operações da Associação Mahatma Gandhi) e Benê Rodrigues (Gestor do Hospital Mahatma Gandhi).

Os visitantes estiveram acompanhados do Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo das Neves Cano. Após um encontro com a diretoria, onde tomaram conhecimento do trabalho realizado e pelas dificuldades que a instituição enfrenta devido a defasagem de repasse do SUS, visitaram as instalações e se apresentaram para colaboradores do Hospital, no anfiteatro, onde Dr. Rafael Bernardon abordou a importância da instituição no cenário da saúde mental no Brasil e respondeu a perguntas dos presentes.

Dr. Rafael Bernardon é Coordenador Geral de Saúde Mental/ Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, com graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (2002) e residência médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (2006). Mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King’s College (London – UK). Possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP – Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Professor Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2020). Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR) e atuou como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Dr. Raphael Câmara Medeiros Parente é Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, ostentando um histórico profissional que inclui, dentre outros, Doutorado em Medicina (Ginecologia) (Conceito CAPES 4) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Mestrado em Saúde Coletiva (Conceito CAPES 6) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Conselheiro do Conselho Federal de Medicina, CFM, Brasil e conselheiro do Ministério da Saúde.

Na sequência aconteceu uma cerimônia de parabenização aos colaboradores da Atenção Primária de Catanduva, no auditório da Prefeitura Municipal.