top of page

MAHATMA 55 ANOS: MENSAGEM DO PRESIDENTE, DR. LUCIANO LOPES PASTOR


Há 55 anos, exatamente no dia 27 de abril de 1968, um grupo de abnegados, em assembleia realizada pela União Municipal Espírita de Catanduva, nascia o Hospital Mahatma Gandhi.

Em 1969 começaram as obras das construções inauguradas em 12/03/1973, quando se inicia a prestação de serviços através de um Convênio firmado com a Secretaria de Saúde Mental do Governo do Estado. Marcando o início das atividades, o Hospital recebeu então 100 pacientes para tratamento, provenientes de Franco da Rocha e do Juqueri. Desse contingente restaram 39 pacientes que se tornaram ”moradores” do Hospital. Atualmente alguns ainda residem na instituição e outros aqui residiram até o adeus final. Aqui foi o “lar” e a família do Ditinho, do Tim e de tantos que ficaram na nossa memória e no nosso coração.

Desde que nossa diretoria assumiu, há cerca de oito anos, implantamos o tratamento humanizado, dentro da mais moderna medicina psiquiátrica, com respeito ao ser humano e às individualidades dos pacientes.

Evoluímos junto com a moderna psiquiatria. Buscamos soluções para implantar uma infraestrutura que nos coloca hoje como uma das referências nacionais no tratamento de transtornos mentais e dependência química.

Do Hospital Mahatma Gandhi nasceu a semente da Organização Social que hoje faz a gestão pública de saúde de dezenas de cidades em cinco estados brasileiros. Geramos mais de 6 mil empregos. Recolhemos impostos. Movimentamos a economia. Mas, mais importante de tudo, transformamos vidas!

Como disse Mahatma Gandhi, “seja a mudança que você quer ver no mundo”. E nós buscamos exatamente isso: fazer a diferença e fazer por merecer a luz que iluminou homens como Benedito Zancaner, Padre Albino, Milton Maguolo, Sérgio Pelicano, Guido Broglia e outros de igual espiritualidade, que há 55 anos criaram a instituição que hoje dirigimos e trabalhamos.

Temos uma grande responsabilidade, mas temos também muita luz a iluminar nossos caminhos. E temos a determinação, a dedicação e o profissionalismo de cada um de vocês, colaboradores que dia a dia escrevem a história dessa instituição.

Nesta data, não poderíamos deixar de agradecer e parabenizar cada um de vocês que fazem parte da Família Mahatma Gandhi e que nos possibilitou chegar aos 55 anos transformando vidas.


DR. LUCIANO LOPES PASTOR

Presidente


Bình luận


Recentes
bottom of page