MAHATMA GANDHI ADQUIRE NOVOS EXAMES LABORATORIAIS PARA A UPA CATANDUVA

A unidade de pronto atendimento UPA 24h Dr Atílio Cardarelli Cypriano, de Catanduva-SP, conseguiu mais uma conquista de suma importância para os usuários. Trata-se da aquisição de 02 (dois) novos exames sendo eles a troponina quantitativa (ultrassensível) que é utilizada para diagnosticar infarto do coração, e também o exame de D-dímero que é utilizado para diagnóstico de tromboses.

A aquisição foi realizada pela Associação Mahatma Gandhi, gestora da unidade, por comodato e também foi a responsável pela implantação dos kits para realização dos exames.

A troponina é uma enzima que em caso de infarto do coração é liberada na corrente sanguínea, e quanto mais alterado esta o seu resultado, juntamente com a analise clinica dos sinais e sintomas realizados pelo médico plantonista pode detectar infartos que muitas vezes no início não são demostrados no eletrocardiograma. Ainda podemos associar alguns outros exames como CKMB e CPK que também são enzimas que demonstram lesão cardíaca e muscular, porém estas demandam de maior tempo para demostrar alguma alteração.

Devido a alteração da troponina nos indicar lesão cardíaca e seus valores elevados indicar maior gravidade, conseguimos encaminhamento para o serviço terciário com agilidade devido necessidade de possível intervenção hemodinâmica de urgência para realização de cateterismo cardíaco ou até mesmo angioplastia.

A dosagem de dímero-D é um exame feito a fim de identificar a possibilidade de problemas como trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar, auxiliando no diagnóstico destas doenças, proporcionando maior segurança clinica no atendimento ao cliente. Além disso, esse exame também é indicado para avaliar como está funcionando o fator de coagulação do nosso organismo, e com isso investigar situações que podem interferir na coagulação como, por exemplo, problemas cardíacos e inflamações.

Entendemos que é uma conquista de grande importância a aquisição destes exames, o que proporciona maior segurança e agilidade no diagnóstico e conduta destas doenças”, afirma Adriano César de Araújo, gerente administrativo da UPA Catanduva.

J.A.Jayme - Assessoria de Imprensa