MAHATMA GANDHI E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CATANDUVA REALIZA IV SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR

Simpósio de Saúde enaltece experiências na prestação de serviços na rede municipal

Os mais diversos segmentos ligados à saúde de Catanduva-SP tiveram um final de semana muito produtivo, com o IV Simpósio Interdisciplinar de Saúde, uma realização da Associação Mahatma Gandhi e da Prefeitura Municipal de Catanduva, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento se desenvolveu em dois dias e lugares diferentes. Na noite do último dia 27, sexta-feira, no SENAC Catanduva e, na manhã de sábado (28), na Unifipa – Campus São Francisco, reunindo profissionais da área, especialmente os que atuam nas unidades de saúde do município, com foco no aprimoramento das atividades, por meio de palestras e salas de estudos.

O Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa abriu os trabalhos, ao lado do secretário de saúde Rodrigo Neves e o gestor administrativo da Associação Mahatma Ganddhi, Luciano Penteado. Eles formaram a mesa de honra e relataram a importância da iniciativa.

A temática abordou “As potencialidades e desafios do Sistema Público de Saúde no âmbito Federal, Estadual e Municipal” e teve por palestrantes Amena Alcântara Ferraz, doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Saúde Pública e Samuel Bortolin, paratleta e mentor de alta performance.

Ainda, dentro da programação, os participantes se dividiram em grupos nas salas de estudo, onde foram apresentadas 52 experiências exitosas desenvolvidas em unidades de saúde do município. Parte delas ganhou destaque no tradicional “Prêmio Dr. Carlos Roberto Surian”, por meio da IV Mostra de Experiências Exitosas. Nesse contexto, foram entregues menções honrosas aos cinco melhores trabalhos apresentados: Academia da Saúde Gavioli, Consultório na Rua, Caps AD, USF Pachá e USF Monte Líbano.

Outras cinco experiências ganharam troféus e irão participar do 36º Congresso dos Secretários de Saúde do Estado de São Paulo: USF Monte Líbano, USF Pachá, USF Gavioli II, USF Nova Catanduva I e UPA Catanduva.

Também recebeu premiação a equipe da USF Dr. José Ramiro Madeira (Conjunto Euclides), campeã do Projeto Sustentável, como a unidade que mais economizou água, copos plásticos e energia elétrica, ao longo de 2022.

Novidade no simpósio foi a entrega da Certificação do Selo Ouro de Qualidade para cinco Unidades de Saúde: USF Dr. Napoleão Pellicano - equipe II, USF Dr. Napoleão Pellicano - equipe I, USF Dra. Gesabel Clemente Marques de La Habla, USF Dr. Armindo Mastrocola e USF Dr. Carlos Alberto Surian – equipe I.

O evento foi organizado pelo Núcleo da Educação Permanente da Associação Mahatma Gandhi, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde.

Quero agradecer a todos participantes e avaliadores (Bruno Ribeiro, Alexandre Céspedes, Maria Elenice Vicentini, João Marcelo Porcionato, Ronaldo Goncalves, Angélica Freu Costa, Daniela Bellucci, Anderson Almeida e Leonardo Rincão ), Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva (Rodrigo Neves, Camila De Santis, Natalia Costa, Beto Gonzaga, Gabriela Thaisa Garcia Vicente), Prefeitura de Catanduva ( Prefeito Padre Osvaldo Oliveira Rosa ) e toda a diretoria e profissionais da Associação Mahatma Gandhi”, afirma Tiago Silva, Coordenador Técnico da Associação Mahatma Gandhi, acrescentando ainda “agradecimento especial a minha equipe técnica (Eduarda Oliveira Aro, Mariana Pansa, Fabiana Lora Bueno, Fernanda Pugliani, Larissa, Victor, Ariel Bruno Martinez, Priscila Carvalho, Fernanda Martinez e principalmente a nossa coordenadora do Núcleo de Educação Permanente que foi a grande responsável pela organização e sucesso do nosso evento Marcela Parente Bertin Monteiro. E agora, vamos firmes e fortes rumo ao Congresso COSEMS SP”.

Para o presidente da Associação Mahatma Gandhi, Dr. Luciano Lopes Pastor, “este simpósio foi de extrema importância, pois confirma o comprometimento e a capacidade de todos os nossos profissionais em prol da saúde pública de Catanduva”.

J.A.Jayme