Maricá-RJ: profissionais da linha de frente continuam sendo vacinados

Começaram a ser vacinados contra a Covid-19, no dia 22 de janeiro, os profissionais da linha de frente da Rede de Urgência e Emergência do município de Maricá-RJ. Entre as unidades geridas pela Associação Mahatma Gandhi estão o Hospital Municipal Conde Modesto Leal; o SAMU Maricá; o Posto 24 horas Santa Rita; a UPA de Inoã, o Centro de Testagem e Aconselhamento e os Polos de Atendimento e Triagem para suspeitas de coronavírus no Centro e Itaipuaçu.

O município segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunização. As primeiras 2.035 doses enviadas foram aplicadas nos grupos prioritários: profissionais da saúde (linha de frente do combate a Covid-19 e profissionais idosos), idosos em asilos e indígenas em aldeias.

Oficialmente do dia 19, onde aconteceu ato de vacinação simbólico, até 26 de janeiro a ação de vacinação utilizou doses da Coronavac, medicamento produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Prefeitura iniciou a vacinação com as doses da AstraZeneca no dia 27 do mesmo mês. Ao todo, 1.540 doses serão aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente que ainda não receberam o medicamento.

É um momento muito importante que estávamos aguardando. Devido a quantidade de doses da vacina, o ministério da saúde determinou essa prioridade para os profissionais que estão em contato direto com a Covid-19, e em breve todos os profissionais atuantes da saúde serão vacinados. Isso traz alívio e esperança para a vacina alcançar o quanto antes toda população”, comentou a diretora administrativa da Associação Mahatma Gandhi - Complexo Maricá, Larissa Cordeiro.

Texto - Ayra Rosa - Assessoria de Comunicação - Maricá-RJ

Edição - Antonio Jayme -