Posto de Covid e Síndromes Gripais é reativado em Novo Horizonte-SP

O avanço dos casos de Covid e das Síndromes Gripais já é uma realidade também no Brasil. Em Novo Horizonte-sp, cuja gestão da saúde é da Associação Mahatma Gandhi, foi reaberto o Posto de Covid, atendendo todos os casos, inclusive de gripes e sintomas respiratórios.

O aumento do número de casos está sendo muito grande e a prefeitura de Novo Horizonte-SP e a Secretaria Municipal da Saúde não vem poupando esforços para atender a população de forma imediata”, afirma a Dra. Giovana M.M. Faragutti, médica responsável do Centro Covid, que está funcionando na UBS São Benedito, funcionando de segunda à sexta-feira até as 19 horas, aberta também aos sábados e domingos.

A vice-prefeita Amarilis Biasi explica que “estamos com três equipes trabalhando ininterruptamente para proporcionar o atendimento que nossa população merece. Escolhemos a UBS São Benedito por disponibilizar uma estrutura física ampla, colocamos tendas na área externa para que as pessoas possam também ficar mais espalhadas, sem tumultos. Dessa forma também ajudamos a diminuir o fluxo no Pronto Socorro. Portanto ninguém vai ficar sem atendimento”.

Uma das preocupações das autoridades e dos profissionais envolvidos na saúde diz respeito ao fato de muitas pessoas acharem que é “um covid é igual a uma gripinha”. Realmente os sintomas são mais leves, mas o cenário ainda é cheio de duvidas em todo o mundo. O Covid tem uma característica terrível que é não permitir uma previsão, um estudo do seu desenvolvimento nas mais diversas fases.

Não sabemos o que vai acontecer no futuro, portanto precisamos estar atentos e tomar todas as precauções. Higienização. Uso de máscaras. Procurar atendimento médico imediatamente. Nunca sabemos como essa variante irá evoluir. A única atitude é ficarmos preparados e todo cuidado é pouco”, completa Dra. Giovana, acrescentando que “estamos contando com 3 médicos e 3 enfermeiras para receberem os pacientes. A Associação Mahatma Gandhi nos dando todo suporte, montamos uma linda de atendimento que começa com uma triagem para definir qual exame o paciente irá se submeter. O paciente realiza o exame e na sequencia já passa pela consulta”, conclui a profissional.

Para o atendimento infantil o Centro Covid também disponibilizou um médico pediatra todos os dias das 07 às 13 horas. A Farmácia também está funcionando normalmente e todos as duvidas podem ser solucionadas entrando em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o presidente da Associação Mahatma Gandhi, Dr. Luciano Lopes Pastor, “o trabalho que desenvolvemos em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Saúde de Novo Horizonte é um reflexo direto da preocupação do município para com sua população. Nós da Mahatma Gandhi estamos usando toda a nossa estrutura funcional e dando o nosso melhor para que esse terrível vírus não encontre a população da cidade desprotegida. Novo Horizonte conta hoje com uma estrutura e uma linha de atuação de primeiro mundo no combate a essa terrível pandemia”.

O trabalho realizado pela Prefeitura, Secretaria de Saúde e Associação Mahatma Gandhi tem sido bastante elogiado pela população de Novo Horizonte, que tem se manifestado positivamente nas redes sociais:

“Estive lá hoje é realmente tudo bem organizado ,atendimento mt bom, parabéns atodos os envolvidos neste grande trabalho”. (Cleonice Miguel Belentani)

Parabéns pelo excelente trabalho de prevenção e combate contra a covid e a gripe”. (Manoel Barbosa)

Atendimento maravilhoso, estou com covid e nunca na minnha vida fui tão bem atendido como fui por estes profissionais. Parabéns batalhadores”. (Rogério Scalioni)