SETEMBRO AMARELO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE SUICÍDIO

Em 2013, a campanha do Setembro Amarelo foi oficialmente incorporada ao calendário nacional, designando o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM), tem empenhado esforços para promover e divulgar essa campanha.

Este é um tema ainda frequentemente negligenciado e rodeado de tabus, temores e preconceitos. Essas barreiras são como obstáculos para uma comunicação efetiva com aqueles que necessitam de auxílio. É muito importante implementar ações de prevenção em diversos contextos da sociedade, desde o sistema de saúde até às instituições educacionais, religiosas, organizações não governamentais e outros âmbitos.

O Setor Administrativo da Atenção Básica de Saúde de Catanduva, gerenciado pela Associação Mahatma Gandhi, está sempre apoiando a promoção de campanhas de conscientização e deixando uma mensagem de perseverança e resiliência: “A vida é nosso maior presente e viver é nosso maior desafio." A regra é não desistir jamais!