Catanduva-SP: CONSULTÓRIO DE RUA, GERIDO PELA ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI, FAZ 170 ATENDIMENTOS MÉDICO

A Prefeitura de Catanduva prestou 170 atendimentos médicos pelo Consultório na Rua no trimestre. O programa foi implantado oficialmente na cidade na semana passada, mas começou a operar em formato experimental há três meses.

O objetivo do trabalho implementado pela Secretaria Municipal de Saúde é tornar o atendimento em saúde mais acessível a quem rompeu vínculos sociais ou familiares, possibilitando resgate de sua dignidade e cidadania.

Para alcançar o público-alvo, a equipe se divide em busca ativa nas ruas e acolhimento dos pacientes. As atividades são realizadas durante o dia e também à noite, visando conhecer e estabelecer vínculo com o usuário.

“Atuamos para criar vínculo com essa população e convencer, a quem precise, a aceitar atendimento, estimulando o paciente a usufruir os serviços ofertados na rede”, explica Tiago Silva, coordenador técnico do projeto.

A demanda é espontânea, sem agendamento de horário. Só nessa fase inicial, são 95 pessoas cadastradas pelo serviço, parte delas há mais de 30 dias nas ruas.

Dentre os números mais significativos do relatório de acompanhamento estão as consultas de enfermagem (167) e os atendimentos psicológicos individuais (73). O projeto é composto por equipe multiprofissional, com médico, psicóloga, assistente social e enfermeiro.

Entre os procedimentos, os usuários são submetidos a testes rápidos, coleta de exames laboratoriais e curativos. “A maioria das ações é realizada no local em que o paciente está”, destaca o profissional.

O Consultório na Rua integra a rede de serviços da Saúde Mental do município, extensivo a grupos de ressocialização em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e grupos educativos. O projeto também é gerido pela ASSOCIAÇÃO MAHATMA GANDHI, de Catanduva-SP.