top of page

Catanduva-SP: Hospital Mahatma Gandhi em tempo de inaugurações e benefícios aos pacientes.


Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, o Hospital Mahatma Gandhi reúne autoridades, imprensa e convidados especiais para uma série de comemoração:

  • A Restauração do Posto 1

  • A conclusão do Posto 4

  • A Inauguração do Laboratório de Análises Clínicas

  • E a inauguração da nova recepção.

Trata-se de um dia mais do que especial para a diretoria, os colaboradores e os pacientes do Hospital que neste ano comemorou os 50 anos de sua criação.

Galgamos hoje mais alguns degraus em nossa busca de um tratamento humanizado, com respeito à dignidade, através da humanização. Pois, para se proporcionar um tratamento humanizado, aliado aos mais sérios conceitos da psiquiatria, faz-se necessário uma perfeita estrutura que vai além dos conhecimentos e das boas vontades. É preciso sonho e realização, através investimento e retaguarda”, explica Marcelo Fernandes, vice-presidente do Hospital Mahatma Gandhi.

  • Está sendo inaugurada a restauração do Posto 1, destinado às mulheres internadas através do SUS, atendendo transtornos mentais e dependência química. A reforma que mudou totalmente o aspecto visual do interior da ala, peça essencial no processo do tratamento humanizado.

Com 42 leitos, a restauração incluiu pintura, decoração, cortinas, novos chuveiros, ventiladores, camas e colchões novos, dentre outros itens, proporcionando não apenas o conforto, mas também e especialmente, um ambiente harmonioso e ideal para tratamentos psiquiátricos. A reforma também inclui Sala de TV, salas de atendimento psicológico e espaço de socialização.

  • Com relação ao posto 4, o número de leitos aumentou de 12 para 31 leitos, ampliando o número de vagas para internações. Foram acrescentados 15 novos quartos, todos com banheiro privativo, ar condicionado e televisão.

  • A instituição também está inaugurando um laboratório próprio: o Laboratório de Análises Clínicas Mahatma Gandhi, dotado de completa infraestrutura, com equipamentos de última geração e colaboradores especializados, proporcionando resultados on line a partir da senha entregue no ato do exame.

Para quem pergunta porque um Hospital deste segmento montou um laboratório de análises, o presidente Dr. Luciano Lopes Pastor explica que “precisamos gerar recursos para manter em perfeito funcionamento esta instituição. Hoje o que o SUS nos repassa por paciente cobre apenas 50% das despesas. Como manter este hospital para que seja, como é hoje, referência em tratamento de transtornos mentais e dependência química? Foi assim, buscando recursos que fundamos nossa Organização Social que faz a gestão em UPAS, Hospitais e UBSs. E a partir de hoje temos o nosso laboratório, que realizará os mais diferentes tipos de exames e que, além de ser extremamente útil na nossa estrutura, também possibilitará recursos que serão revertidos em benefícios aos pacientes. É praticamente impossível manter um Hospital como o Mahatma Gandhi somente com recursos do governo, doações, campanhas solidárias e verbas oficiais. Buscamos suprir esta defasagem oferecendo nosso trabalho. A maior parte dos recursos que entram nesta instituição é fruto do trabalho que realizamos nas gestões de saúde e, agora, com o Laboratório”.

Finalizando, também está sendo inaugurada a nova recepção e sala de espera do Hospital, uma necessidade antiga que, finalmente, está sendo solucionada. A nova sala de espera possibilitará que familiares e pacientes que aguardam os trâmites da internação possam contar com mais conforto, num ambiente sereno e que ameniza a tensão normal em procedimentos desta natureza.

Quanto a recepção, o volume de trabalho levou a instituição a uma necessidade de aumento da área administrativa, gerando empregos, mas também exigindo maior espaço. A transferência da recepção para o novo espaço possibilitará melhor adequação dos colaboradores, assim como maior dinamismo, nos serviços prestados aos pacientes e familiares.

Todas essas realizações, assim como outras que virão, são resultados de dedicação e união. Hoje, quando os familiares deixam um ente querido em nosso Hospital, tem a certeza e a confiança de que ele será tratado com todo cuidado, profissionalismo e respeito. Cada ação nossa, visa aperfeiçoar as estruturas que disponibilizamos, o que representa maior dignidade aos pacientes de mais de 102 cidades que atendemos pelo SUS e todas as cidades do país, que atendemos pelo sistema de convênios ou particulares”, explica Marcelo Fernandes, acrescentando ainda que o hospital conta com 138 leitos para pacientes do SUS e 47 leitos para convênio ou particular.

A transparência de nossa missão está clara na nossa postura de recebermos visitantes dos mais diversos pontos do país, que chegam para conhecer o Hospital pela referência de qualidade que ele se tornou em seu segmento”, completa o vice-presidente.

Recentes
bottom of page