Hospital Mahatma Gandhi inaugura a mais alta bandeira de toda a região. Nasce um novo ponto de referência no céu de Catanduva-SP

September 7, 2020

 (Fotos Rodrigo Masson)

 

Sábado, 05 de setembro, ficará marcado na história de Catanduva. O Hospital Mahatma Gandhi inaugurou, no seu canteiro de entrada, um monumento à pátria com a Bandeira nacional tremulando no alto de um mastro de 35 metros, uma altura superior a um edifício de 10 andares, com uma bandeira de 4.5 x 6.40 metros, podendo ser visto em diversos pontos de nossa cidade e cidades vizinhas. Inclusive trata-se da mais alta bandeira de toda a nossa região, incluindo São José do Rio Preto-SP.

 

Um monumento à Pátria para que as futuras gerações possam se certificar de que se trata de um trabalho de união em tempo de uma pandemia de dimensão mundial. Uma demonstração da união de esforços e objetivos de uma instituição que hoje é referência nacional em tratamento de transtornos mentais e dependência química e de que, desse hospital, nasceu a Organização Social Associação Mahatma Gandhi, que hoje faz a gestão de saúde pública em 22 cidades de 5 estados brasileiros.

 

“Este evento foi pensado e planejado como um presente desta instituição para a cidade de Catanduva e o nosso país e, acima de tudo, como uma forma de despertar o patriotismo nas pessoas”, afirma o vice-presidente Marcelo Fernandes, que comentou ainda que “desde os meus tempos de criança, como aluno de escola pública, lembro que era entoado o Hino Nacional e hasteada a bandeira. Era um momento quase que litúrgico, mágico, único. Nos desfiles de 7 de setembro, alunos de todas as escolas desfilando, agitando bandeirinhas verde e amarela, com o orgulho de ser brasileiro. Onde está esse sentimento? Foi desaparecendo com o tempo até chegar num ponto em que amar e honrar nossa bandeira passou a ser ‘por fora’, ‘brega’. Sentindo a necessidade de união neste momento histórico toda a humanidade, resolvemos abraçar e alargar o nosso amor à pátria. Nos países desenvolvidos é normal as pessoas ostentares suas bandeiras na frente de suas casas. Esta cultura e esse sentimento precisam ser assimilados no Brasil”.

 

Dr. Luciano Lopes Pastor, presidente do Hospital Mahatma Gandhi, ressaltou que “a implantação desse monumento à pátria é resultado de uma linha de atuação que prioriza o compromisso do Hospital Mahatma Gandhi com a qualidade em todos os nossos segmentos, dando nossa contribuição para que nos tornemos um país qualificado e humanizado. Nossa instituição vive hoje a busca da excelência, o que se reflete em evolução e benefício para a população, como o Projeto Educação a Distância, que nos colocará em mais uma área de atuação, que é o setor educacional. Portanto, esta bandeira tremulando no céu de Catanduva é uma demonstração do quanto o Hospital Mahatma Gandhi está fazendo sua parte, acreditando, investindo e buscando novos horizontes para um Brasil cada vez mais comprometido com o crescimento em prol da nossa gente”.

 

Durante o evento de inauguração também usou a palavra o Tenente Alonso Wendel Ferreira da Silva, Comandante do pelotão de Policiamento Ambiental de Catanduva e membro do Conselho de Administração da Associação Mahatma Gandhi.

 

Após o hasteamento da Bandeira foram descerradas duas placas, a primeira delas registrando para a posteridade a seguinte mensagem: “Este monumento à Pátria, erguido durante a pandemia de 2020, como um ato de patriotismo de um grupo de doadores composto por Dr. Luciano Lopes Pastor, Presidente da instituição, Marcelo Fernandes, Vice-presidente, Maria Angélica de França Rolland, arquiteta responsável pelo projeto paisagístico benemérito e Elétrica Revoltini, que disponibilizou a parte elétrica, envolvendo materiais e mão de obra”.

 

Na segunda placa consta que “A Diretoria do Hospital Mahatma Gandhi agradece o esforço, a dedicação e o comprometimento de todos os colaboradores que, através do trabalho de cada um, tornaram realidade a linda imagem da Bandeira Brasileira tremulando no céu de nossa cidade”, seguida dos nomes dos profissionais que estiveram diretamente envolvidos em algumas das etapas do projeto que acaba de se tornar realidade.

 

O evento contou com uma atração mais do que especial. A Banda Regimental de Música da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Comando de Policiamento do Interior 5.

 

Penta-campeã do concurso anual de BRM da Polícia Militar do estado de São Paulo, sempre permaneceu entre as três melhores nos demais concursos. A banda tem como Mestre o Subtenente PM Aderley Doreto e um efetivo de 15 policiais militares. Pelo espírito cívico e comunitário que norteia a corporação, foram criados e fazem parte do cotidiano da banda o Projeto Músicos do Futuro e o Projeto Música que Alimenta. Eem 2014, ano do cinquentenário, a Banda foi nomeada patrimônio histórico e cultural da cidade de São José do Rio Preto.

A apresentação de todo o cerimonial esteva à cargo do talentoso Cristiano Geraldi, da Rádio Jovem Pan.

 

                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon

© Copyright Associação Mahatma Gandhi 2016 - Todos os direitos reservados