LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO HOSPITAL MAHATMA GANDHI RECEBE CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA!

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Mahatma Gandhi, comemora mais uma conquista: pelo segundo ano consecutivo recebe o Certificado de Desempenho “Excelente”, um selo de qualidade outorgado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

O trabalho da equipe liderada pela Biomédica Dra. Kayla Meinlschmiedt Lustro, que é responsável pelo laboratório, teve seu desempenho avaliado como Excelente “nas determinações das amostras-controle de ensaio de proficiência”. A equipe é composta pelos profissionais: Dra. Kayla Meinlschmiedt Lustro (Biomédica), Julio Cesar Dias (Técnico de Laboratório) e Marcela Rodrigues M. Silva (Auxiliar Administrativa).

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) visa elevar a qualidade e excelência dos resultados laboratoriais através de ações como controle de qualidade, treinamento de profissionais e padronização de procedimentos. A certificação do PNCQ é um selo de qualidade concedido a laboratórios que atendem aos padrões de precisão, eficiência e qualidade. Para obter essa certificação, os laboratórios devem cumprir critérios rigorosos, como seguir normas profissionais, ter profissionais qualificados, instalações adequadas e um sistema de gestão de qualidade conforme ISO 9001 ou NBR ISO/IEC 17025. O PNCQ é crucial para impulsionar a melhoria contínua nos laboratórios.

Para o vice-presidente da Associação Mahatma Gandhi, Marcelo Bauab de Carvalho, “receber a certificação de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade é uma conquista significativa para o Laboratório de Análises Clínicas Mahatma Gandhi. Essa certificação atesta a precisão e confiabilidade dos resultados, garantindo que o laboratório siga padrões rigorosos de qualidade e cumpra regulamentações. Além disso, reflete o comprometimento com a melhoria contínua, já que o processo de certificação ajuda a identificar áreas de aprimoramento e implementar mudanças para aumentar a qualidade e eficiência das análises”.

Dr. Luciano Lopes Pastor, presidente da instituição, abordou a importância da reafirmação da credibilidade conquistada: “Essa busca contínua pela excelência, por parte de nossos profissionais contribui diretamente para aprimorar os serviços de saúde que oferecemos para a população, e é crucial para o fortalecimento dos sistemas de saúde”.